quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

PM APRESENTA AO PARLAMENTO ORÇAMENTO DO ESTADO MAIS RESTRITIVO

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, apresentou esta quarta-feira, 08 de dezembro, no parlamento o Orçamento Geral do Estado para 2022, que será “mais restritivo” e manifestou estar otimista com a sua aprovação.

“Espero que sim. É um assunto de interesse nacional. Não vejo contradição, certamente haverá questões a fazer pelos deputados e vamos dar respostas certamente adequadas. Mas de forma geral penso que há consenso para a aprovação do orçamento”, afirmou Nuno Gomes Nabiam, questionado pelos jornalistas.

O primeiro-ministro disse que o Governo está a “lutar” para ter um programa com o FMI, “fundamental para a Guiné-Bissau”, e que é preciso “assumir certas responsabilidades, porque o fundo deu um teto” e o executivo teve de “trabalhar na base desse teto”.

O primeiro-ministro disse o novo orçamento é “muito restritivo em relação aquilo que foi o ano de 2021”.
“Mas, de qualquer forma, estamos a trabalhar para melhorar todas as situações”, acrescentou.

A proposta do Orçamento Geral do Estado para 2022 tem o valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), contra os 386 milhões de euros aprovados em 2021.

O Orçamento regista um défice de cerca de 67 mil milhões de francos cfa (cerca de 102 milhões de euros).
A proposta apresentada prevê um maior controlo nas despesas com impacto na massa salarial nomeadamente, “suspensão de novas admissões, contratações, reclassificações, equiparações, promoções, movimentação do pessoal diplomático e mudanças de categoria”.

O orçamento para 2022 vai também “limitar a concessão de isenções fiscais e aduaneiras, mais especificamente sobre os combustíveis” e restringir “novas obras de reabilitação com exceção das áreas sociais” e “despesas de aquisição de bens e serviços.

Dos 246 mil milhões de francos cfa, 56,8% são destinados a despesas correntes com salários, bens e serviços, juros e transferências, 29% a despesas de investimento de 14,2% a encargos do Tesouro Público.
Rispito.com/O Democrata, 08/12/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público