quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Polémica entre Presidente e bispo de Bissau ganha novos contornos

Agudiza-se a polémica entre o Presidente guineense e o bispo de Bissau, que foi recentemente alvo de críticas de Umaro Sissoco Embaló. Igreja Católica não marcou presença nos cumprimentos de Ano Novo ao chefe de Estado.
A polémica entre Umaro Sissoco Embaló e o bispo da diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá, começou no passado 29 de dezembro, quando o primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, recebeu em audiência os líderes religiosos para abordar assuntos atuais do país.

Depois desta audiência, o bispo falou à imprensa. "A Guiné-Bissau não poderá ser feliz se os seus filhos
ou cidadãos não colaborarem no sentido de terem um comportamento moral e repreensível e também no sentido de assumirem a responsabilidade de poderem respeitar escrupulosamente as leis do país", disse na altura.

Estas declarações de Dom José Lampra Cá não caíram bem ao Presidente da República, que atacou o
líder religioso. "Eu não sei se o bispo faz política [partidária]. O que sei é que o lugar do bispo é na igreja, do imame é na mesquita e do pastor é no lugar de culto. Mas se quer fazer política que nos diga, há vários partidos que lhe querem dar o cartão e se quiser que o tome", disse Umaro Sissoco Embaló.

Onda de reações às críticas de Sissoco
Estas declarações do Presidente da República provocaram uma onda de reações, de padres a cidadãos comuns, que repudiaram a posição de Umaro Sissoco Embaló.

O sociólogo Infali Donque disse à DW África que a polémica "não faz sentido, na medida em que não se pode conotação dos bons ofícios das igrejas e outras confissões religiosas com um ato político."

A Guiné-Bissau é um Estado laico que apresenta várias dificuldades em quase todos os setores. O país está a ser marcado por forte desentendimento político entre o chefe de Estado e o primeiro-ministro, uma situação vivida há vários meses.

O antigo dirigente da Juventude Islâmica da Guiné-Bissau Malam Braima Sambú considera que as religiões e os seus líderes têm muito para contribuir na pacificação do país.

"Os religiosos devem ser reservados a esse papel de combater a divisão, de promover a verdade, de combater o ódio, sobretudo aqueles que odeiam o bem-estar e a competência, devem ser moralisados e trabalhados pelos religiosos para que possam dar o melhor que têm para a sociedade. E também devem ser os primeiros soldados da paz", destaca.
Rispito.com/DW, 06/01/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público