segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

PAIGC pede ao PR da Guiné-Bissau demissão do procurador-geral da República

O advogado do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pediu hoje ao Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que demita o procurador-geral da República, Bacari Biai, a quem acusa de “ilegalidades”.

Em conferência de imprensa na sede do partido em Bissau, Carlos Pinto Pereira defendeu que Bacari Biai deve ser afastado “por não estar a trabalhar ao serviço das leis” da Guiné-Bissau.

“Ele não está a cumprir a lei e nem está a fazer cumprir a lei”, observou o advogado, citando a atuação de um magistrado do Ministério Público que “deu o dito por não dito” na apreciação de um processo judicial que supostamente envolvia o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

De acordo com Carlos Pinto Pereira, o magistrado “acabou por voltar atrás” na sua decisão de fixar a medida de coação de obrigação de permanência a Simões Pereira, uma diligência que, na opinião do advogado, “devia merecer uma atitude” do procurador-geral da República.

Para o advogado do PAIGC, Bacari Biai “sabia das ilegalidades” que o magistrado estava a praticar ao decretar a medida de coação contra Domingos Simões Pereira, que “é deputado em efetividade de funções, sem o ter constituído antes suspeito e ainda sabendo que existe uma ordem do Supremo Tribunal de Justiça” que proíbe ao Ministério Público tomar aquela decisão.

 Carlos Pinto Pereira considerou que o atual procurador-geral da República deve auto afastar-se ou ser demitido de funções, pelo poder político, que o nomeou.

“Quem permitir que ele lá continue está também ele a ser cúmplice com as ilegalidades do senhor procurador-geral da República”, defendeu Pinto Pereira.

O advogado afirmou que o Ministério Público “está claramente com uma atitude persecutória” contra o PAIGC no sentido de impedir que o partido realize o seu 10.º congresso e ainda de não permitir que Domingos Simões Pereira “seja naturalmente reeleito” líder.

“O Ministério Público está ao serviço de interesses obscuros”, declarou Carlos Pinto Pereira.

Na mesma conferência de imprensa, o PAIGC denunciou alegadas situações de “ameaças e de intimidações” aos seus militantes e ainda a suposta violação da sede do partido por parte de homens armados.
Rispito.com/Lusa, 28/02/2022

2 comentários:

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público