quarta-feira, 9 de março de 2022

Congresso adiado? "Nada vai impedir o PAIGC de se reunir"

Comissão preparatória admite que congresso do PAIGC poderá ser adiado alguns dias por causa de uma providência cautelar. À DW, político confessa que Simões Pereira poderá reconquistar a liderança: "É o melhor que temos".
É uma boa notícia para o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O Governo da Guiné-Bissau levantou algumas restrições impostas no âmbito do combate à pandemia de Covid-19 e volta a ser possível realizar atividades político-partidárias, como o X congresso do PAIGC.

O encontro foi adiado em fevereiro e inicialmente agendado para esta semana. Mas, ao que DW África apurou, já não deverá realizar-se de 10 a 13 de março, por causa de uma providência cautelar interposta por um ex-militante.

Ainda assim, Manuel Santos, presidente da comissão preparatória do Congresso, acredita que esta questão será ultrapassada em breve e diz que nada impedirá o PAIGC de se reunir em congresso.

DW África: O Governo da Guiné-Bissau acaba de levantar algumas restrições no país e já permite a realização de atividades político-partidárias. É uma boa notícia para o PAIGC? Já se pode realizar o congresso previsto para esta semana?

Manuel Santos (MS): Sim, obviamente que é uma boa notícia, mas há outros problemas relacionados com o congresso. Um ex-militante do PAIGC interpôs uma providência cautelar nos tribunais, impedindo o PAIGC de realizar as suas conferências regionais em Bissau. Isso perturba-nos, mas é possível que o problema se resolva rapidamente e que possamos realizar o congresso também rapidamente, até porque as restrições da Covid-19 já estão mais ou menos ultrapassadas.

DW África: Isso significa que o congresso que está previsto para esta quinta-feira, 10 de março, será adiado?

MS: Não creio que se realize nesta quinta-feira, mas [provavelmente] será dois ou três dias depois.

DW África: Portanto, ainda não há uma data definida para a realização do congresso?

MS: Não, porque antes do congresso tem de haver um comité central e só essa instância do partido pode decidir a data do congresso.

DW África: Quem foi o ex-militante que interpôs a providência cautelar?

MS: É um senhor chamado Bolom Conté, que introduziu uma providência cautelar que parou tudo. Como o PAIGC respeita o Direito e a Justiça, não forçámos a nota para realizar as conferências regionais. Até porque, antes disso, a polícia impediu a entrada dos militantes do partido.

DW África: O PAIGC também tem denunciado manobras da Justiça e do Governo da Guiné-Bissau para travar este X congresso do partido. Este tem sido um tema abordado nas vossas reuniões?

MS: Com certeza, e demos alguma publicidade a isso, tanto no plano interno quanto no plano externo. De facto, é o que está a acontecer até agora.

DW África: O Procurador-Geral da República revogou o despacho que retirava a medida de coação da obrigação de permanência no território, imposta ao líder Domingos Simões Pereira e também reabriu um processo judicial que alegadamente o envolve. Acha que estas medidas podem pôr em causa o trabalho de Domingos Simões Pereira?

MS: Isso é um disparate judicial, porque o presidente do partido é deputado e, não lhe tendo sido retirada a imunidade parlamentar, nenhum Procurador, nem ninguém, pode impor medidas de coação ao presidente do partido. Isso é completamente ilegal e infundado.

DW África: Acha que esta alegada perseguição e todas as questões em torno do atual líder do PAIGC, além das manobras que dizem estar a ser preparadas, podem prejudicar a realização do congresso? Ou nada vai impedir o PAIGC de se reunir?

MS: Nada vai impedir o PAIGC de se reunir, até porque é uma instância que se deve reunir a cada quatro anos. Fizeram agora quatro anos desde o último congresso. Nós temos de reunir o congresso para repor a direção do partido e torná-la legal. Porque os resultados do congresso depois são entregues ao Supremo Tribunal, que as irá confirmar.

DW África: Espera mudanças na liderança do PAIGC neste congresso?

MS: Acho que não. O presidente do PAIGC goza de uma grande popularidade, tanto dentro como fora do partido. Devo acrescentar que, neste momento, ele é o melhor que nós temos.
Rispito.com/DW, 09/03/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público