quarta-feira, 9 de março de 2022

GUINÉ-BISSAU SATISFEITO COM VISITA DE ANTÓNIO COSTA

"A visita do primeiro-ministro [português] deixou os guineenses contentes. Portugal é um país irmão e não um amigo da Guiné-Bissau", começou por dizer o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, para quem a deslocação de António Costa ao país representa igualmente um sinal forte de solidariedade de Portugal em relação à "tentativa do assassinato do Presidente da República, do Primeiro-ministro, e de mais membros do Governo" a 1 de Fevereiro de 2022. 

Para o Chefe de Estado guineense, Portugal é uma "porta de entrada da Guiné-Bissau para Europa, enquanto a Guiné-Bissau representa a porta de entrada de Portugal junto aos países da CEDEAO". 

Como resultado da sua visita, o primeiro-ministro português, António Costa, anunciou a oferta e um navio para garantir a ligação entre o continente e o arquipélago de Bijagós, apontada como uma das maiores dificuldades que a Guiné-Bissau enfrenta de momento.

Durante a sua estadia em Bissau, António Costa, além do encontro com a comunidade portuguesa residente no país, procedeu à deposição de flores no talhão português, junto ao cemitério municipal da capital guineense, e também o Mausoléu Amílcar Cabral, que se encontra na Fortaleza Amura onde está instalado o Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné- Bissau. Portugal e a Guiné-Bissau têm, desde 13 de Janeiro de 2021, um Programa Estratégico de Cooperação (PEO para o período 2021-2025. 

O programa assenta nas áreas da educação, saúde, justiça, segurança e defesa, cultura, assuntos sociais e trabalho, agricultura, pescas, energia e ambiente, infraestrutura, economia e finanças. É um programa com envelope financeiro indicativo de 60 milhões de euros podendo ser revisto anualmente.
Rispito.com/e-Global

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público