quarta-feira, 16 de março de 2022

Guiné-Bissau. Associação denuncia "falta de quase tudo" no país

O secretário-geral da Associação de Defesa de Consumidores (Acobes) da Guiné-Bissau, Bambo Sanhá denunciou hoje o que considera ser a "falta de quase tudo" no país e apelou ao Governo para subvencionar o preço de alguns produtos.
alando no âmbito do Dia Mundial do Consumidor, que hoje se assinala, sob o lema "serviços financeiros e digitais", Sanhá disse que na Guiné-Bissau os direitos do consumidor "são violados diariamente" através de falhas e faltas "de quase tudo".

O secretário-geral da Acobes deu como "exemplo gritante", o facto de as pessoas passarem "muito tempo" numa agência bancária, "às vezes um dia inteiro" à espera de serem atendidas para realizar uma operação "simples num outro país".

Além de atrasos no atendimento no banco e noutros serviços públicos, Bambo Sanhá afirmou que o consumidor na Guiné-Bissau é confrontado com "taxas ocultas", pagamentos desconhecidos, fraude no sistema informático, falta de compensação pelas avarias de equipamentos provocadas pelos fornecedores de serviços, fraca qualidade de Internet e uma rede móvel sem cobertura nacional.

A juntar a tudo isso, Sanhá disse ainda que o consumidor na Guiné-Bissau tem falta de estradas e de energia elétrica, situações que não facilitam a inclusão financeira dos cidadãos.

"Mesmo com estas situações todas há um roubo autêntico aos consumidores" na Guiné-Bissau, sublinhou Bambo Sanhá.

O secretário-geral da Acobes aproveitou a ocasião para reforçar o apelo ao primeiro-ministro, Nuno Nabiam, no sentido de o Governo subvencionar os preços de alguns produtos de primeira necessidade.

O defensor do consumidor na Guiné-Bissau disse recear que as consequências da pandemia de covid-19 e ainda o agudizar da guerra da Rússia na Ucrânia possa fazer disparar ainda mais o preço de produtos de primeira necessidade.
Rispito.com/Lusa, 16/03/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público