quinta-feira, 17 de março de 2022

MFDC DENUNCIA PRESENÇA DE MERCENÁRIOS GUINEENSES NA CASAMANCE

O Movimento das Forças Democráticas da Casamansa (MFDC), organização armada independentista chefiada por Salif Sadio (na foto), denunciou através de um comunicado que mais de 200 "mercenários da Guiné-Bissau" estão a operar juntamente com as tropas senegalesas no norte da Casamansa, numa ofensiva contra os bastiões do MFDC.

Segundo o movimento independentista da Casamansa pelo menos "nove soldados senegaleses que foram mortos são de origem da Guiné-Bissau" e "três feridos foram identificados como da Guiné-Bissau, recrutados inicialmente para garantirem a protecção de Umaro Sissoco Embalo, mas que estão actualmente em operações com o exército do Senegal na Casamansa", acusou o MFDC. 
O movimento independentista da Casamansa acusou também a Gâmbia de facilitar a utilização do seu território para a ofensiva das tropas senegalesas, apoiadas por "mercenários Bissau-guineenses" nas acções contra as posições do MFDC no norte da Casamansa, e sublinhou que reserva o direito de "perseguir o inimigo de onde ele opera, considerando todo o país que se implica de qualquer maneira no conflito como um acto de declaração de guerra contra a Casamansa". 

Este domingo 13 de Março, o Senegal lançou uma importante ofensiva no norte da Casamansa, tendo como objectivo desmantelar as bases do MFDC de Salif Sadio instaladas ao longo da fronteira com a Gâmbia.
Rispito.com/e-Global, 17/03/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público