segunda-feira, 28 de março de 2022

PR guineense foi primeiro funcionário público recenseado na campanha lançada pelo Governo

Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi o primeiro recenseado no âmbito de uma campanha de registo de funcionários públicos do país, que o Governo pretende realizar durante as próximas seis semanas.

Falando aos jornalistas no ato em que Embaló se recenseou, o ministro da Função Pública, Cirilo Djaló considerou a iniciativa “como um sinal forte” do Presidente guineense em relação ao processo iniciado pelo Governo.
“Sendo o primeiro magistrado da nação é o primeiro servidor público”, observou Cirilo Djalo, referindo-se a Umaro Sissoco Embaló.

O ministro afirmou que o Governo pretende registar, de novo, todos os funcionários públicos e pensionistas, no sentido de “controlar melhorar” a massa salarial que está a crescer de “forma exponencial”.
“Constatamos que temos uma massa salarial insuportável, tendo em conta que 84% das receitas fiscais são destinadas ao pagamento dos salários. Isto quer dizer que só 14% é que restam para outros investimentos na área social e nas políticas públicas”, destacou Cirilo Djaló.

De acordo com o ministro, a Função Pública quer saber “quem paga e o que paga” a cada servidor público, daí pretender realizar um recenseamento presencial e de raiz de todos os funcionários.

O processo vai permitir ao Ministério da Função Pública “ter uma base de dados fiável”, harmonizado com as Finanças e ainda controlar melhor a progressão nas carreiras dos funcionários públicos, referiu o ministro.
“Os funcionários públicos passam vários anos sem promoção, mas ninguém pode ser promovido sem ser previamente avaliado. A avaliação do desempenho será retomada”, destacou Cirilo Djaló.

 Os pensionistas, aposentados da Função Pública, também vão ser recenseados, mas mesmo aqueles que estiverem a viver fora do país terão que “fazer prova de vida”, apresentando documentos validados pelos serviços competentes, notou Djaló.
“Durante o período do recenseamento, seis semanas, todos os funcionários públicos vão receber o seu salário na totalidade, mas com a validação do recenseamento só vai receber quem for devidamente recenseado”, precisou o ministro da Função Pública guineense.
Rispito.com/Lusa, 28/03/2022

1 comentário:

  1. Mendjor era ba despidi tudu trabadjadores activos desde servente ate diretor geral y submeti tudu a um concurso publico" igual oportunidade de emprego pa tudu alguim.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público