quinta-feira, 7 de abril de 2022

Governo da Guiné-Bissau espera arrancar ainda este mês com vacinação contra a poliomielite

O Governo da Guiné-Bissau deverá arrancar ainda este mês com a vacinação contra a poliomielite, doença detetada no país em março, disse hoje à Lusa o secretário-geral do Ministério da Saúde.

“Neste momento, o Ministério da Saúde está a organizar-se a preparar os técnicos para o terreno”, disse o responsável, Quiletche Na Isna, à margem da cerimónia conjunta com a Organização Mundial de Saúde para assinalar o Dia da Saúde.

Segundo Quiletche Na Isna, a campanha está a ser programada e estão a ser criadas as condições necessárias para combater o surto atual, bem como a comunicar com as regiões para que as pessoas estejam atentas e em caso de dúvida contactar com os técnicos de saúde.

A Guiné-Bissau registou em março quatro casos de poliomielite, após a doença ter sido dada como erradicada em 2019 pela Organização Mundial de saúde.

“Estamos a falar de quatro casos confirmados em exames realizados pelo Instituto Pasteur de Dacar, são casos derivados das vacinas que estão a ser ministradas, mas não se trata de pólio selvagem como no passado”, observou à Lusa na altura um responsável do Ministério da Saúde.

O responsável salientou que não há motivos para alarme e que a poliomielite regressou a países como a Guiné-Conacri, Gâmbia e Senegal, países vizinhos da Guiné-Bissau.
Rispito.com/Lusa, 07/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público