quinta-feira, 7 de abril de 2022

Ministro das Finanças da Guiné-Bissau manifesta ao FMI preocupação com aumento dos preços

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, manifestou ao Fundo Monetário Internacional preocupação com o aumento dos preços dos produtos de primeira necessidade no país, associado à pandemia da covid-19 e à guerra na Ucrânia.

Num comunicado conjunto, a que a Lusa teve hoje acesso, relativo ao início de uma missão da organização financeira internacional no âmbito da terceira e última avaliação ao programa de referência, iniciado em julho de 2020, o ministro salienta preocupação com o “aumento drástico dos preços”.

Apesar de se manter otimista em relação à perspetiva de coleta de receitas, apesar do recuo assinalado devido à saída da transportadora marítima Maersk, o ministro das Finanças esclareceu que “boa parte das mercadorias é importada por via terrestre”.

Ainda em relação à guerra na Ucrânia, o ministro disse que pode dificultar a “mobilização de receitas e a dinâmica económica”.

O chefe da missão do FMI, José Gijon, classificou como “adversos” a situação da pandemia e da guerra na Ucrânia, salientando que o impacto pode ser “colossal” se o conflito demorar um ano.

A Guiné-Bissau tem registado um aumento dos preços dos produtos básicos desde o início da pandemia, nomeadamente arroz, base alimentar dos guineenses, óleo, farinha de trigo, açúcar, pão, carne, peixe, frutas e legumes, e a sociedade civil tem alertado para o aumento da fome no país.

A missão do FMI teve início na terça-feira e está a decorrer inicialmente de forma virtual e presencial a partir de 12 de abril.

O programa monitorizado pelo corpo técnico foi aprovado em 19 de julho de 2021 e a primeira revisão foi aprovada em outubro do ano passado, sendo um passo prévio para que a Guiné-Bissau possa beneficiar de apoio financeiro do FMI ao abrigo destes programas de ajustamento financeiro que vão desembolsando tranches do empréstimo à medida que os países cumprem o estipulado no acordo em termos de reformas e nova legislação para relançar a economia e corrigir os desequilíbrios.

O programa do FMI relativo à Guiné-Bissau "apoia o programa de reformas desenhado pelo país, com o objetivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação".

O FMI anunciou em fevereiro ter aprovado a segunda avaliação do programa de ajustamento económico da Guiné-Bissau, um passo fundamental para garantir um empréstimo ao abrigo de um novo programa financeiro.

De acordo com o Fundo, os frutos estão já à vista: apesar da pandemia, o país cresceu 1,5% em 2020, mas deverá ter acelerado para 3,8% em 2021 devido ao aumento da exportação de caju, investimento público, levantamento gradual das restrições pandémicas e melhorias na confiança dos empresários.

"As autoridades fizeram um progresso satisfatório no programa de reformas apesar das difíceis condições socioeconómicas devido à pandemia de covid-19", diz o FMI, salientando a "boa taxa de vacinação pelos padrões regionais" e a redução do défice orçamental, que deverá ter melhorado no ano passado para 5,4%, quando em 2020 estava nos 10%.
Rispito.com/Lusa, 07/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público