segunda-feira, 11 de abril de 2022

PAIGC condena encerramento “drástico e ilegal” de 79 rádios na Guiné-Bissau

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) condenou o “regime de terror que se quer implementar na Guiné-Bissau” e o encerramento de 79 rádios, considerando a medida “drástica e ilegal”.

Numa moção de rejeição, divulgada à imprensa após a realização de uma reunião extraordinária do Comité Central do partido, no sábado, os membros daquele órgão rejeitam e condenam o “regime de terror que se quer implementar na Guiné-Bissau”.

O partido manifesta também “solidariedade para com as emissoras abrangidas” pela medida “drástica e ilegal”.

Na moção, o PAIGC apela ainda a toda a sociedade civil do país para se mobilizar e dar a “assistência técnica, jurídica ou outra para a reposição e funcionamento de todas as estações de rádio e de toda a comunicação social” para “manter e consolidar as liberdades políticas e civis” e o direito de informação e de opinião.

O Governo da Guiné-Bissau mandou encerrar na quinta-feira “impreterivelmente” 79 rádios por falta de pagamento de emolumentos de licença de emissão, referiu o Ministério da Comunicação Social num comunicado a que a Lusa teve acesso.

O PAIGC refere também que a decisão carece de base legal por “não ter observado o espírito e a letra da lei”, que “remete a matéria de concessão de alvará na forma de um decreto-lei, o que até hoje não aconteceu”.
Rispito.com/Lusa, 11/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público