sexta-feira, 22 de abril de 2022

Primeiro-ministro vai reduzir gabinete para cortar salários

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, vai reduzir o número de assessores e conselheiros para diminuir a massa salarial na Administração Pública.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (21.04), na reunião do Conselho de Ministros ds Guiné-Bissau, que deliberou aprovar o projeto de decreto relativo à composição e funcionamento do gabinete do primeiro-ministro.

Segundo o comunicado, distribuído à comunicação social, o projeto de decreto visa "reduzir o número de conselheiros e assessores no quadro dos esforços do Governo para a contenção da massa salarial na Administração Pública".

O Conselho de Ministros deliberou também autorizar os ministros das Finanças e da Administração Pública a "eliminarem as duplicidades na folha salarial da administração pública".

No Orçamento Geral de Estado (OGE) para este ano o Governo defendeu um maior controlo nas despesas com impacto salarial, nomeadamente "suspensão de novas admissões, contratações, reclassificações, equiparações, promoções, movimentação de pessoal diplomático e mudanças de categoria".

O OGE para este ano tem o valor de cerca de 246 mil milhões de francos cfa (cerca de 375 milhões de euros), 56,8% dos quais destinados a despesas correntes com salários, bens, serviços, juros e transferências.

OFundo Monetário Internacional (FMI), que terminou terça-feira a terceira e última avaliação do programa de referência, aprovado em julho de 2021, e consultas ao abrigo do artigo IV, afirmou que apoiava a determinação das autoridades guineenses em controlar a massa salarial.
Rispito.com/DW, 22/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público