sexta-feira, 27 de maio de 2022

Guiné-Bissau é o país que tem maior número de deputados em África

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que o país tem o maior número ‘per capita’ de partidos políticos do mundo e o maior número de deputados no parlamento em toda a África.

“Se disser às pessoas que temos 102 deputados, logo de início até apanham um choque, mas é a nossa realidade. Infelizmente, gostamos de arranjar tachos, não olhamos para a realidade do país, mas com o tempo vamos corrigir tudo isso”, observou o chefe de Estado guineense.

Sissoco Embaló falava no aeroporto internacional Osvaldo Vieira de Bissau, momentos antes de viajar para a Guiné Equatorial, onde vai participar numa cimeira extraordinária da União Africana (UA).

A cimeira vai analisar os mecanismos de os Estados africanos constituírem um fundo para financiar ações de combate ao terrorismo e de luta contra as alterações de regimes constitucionais por vias não democráticas, adiantou o líder guineense.

“Eu mesmo fui vítima dessa situação”, observou Sissoco Embaló, referindo-se à tentativa de golpe de Estado de que foi alvo em 01 de fevereiro.

Questionado sobre o processo da formação do futuro Governo de iniciativa presidencial, Embaló disse que já fez o convite para que o executivo integre todos os partidos com assento no parlamento.

O chefe de Estado dissolveu o parlamento a semana passada, manteve no cargo o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, e o vice-primeiro-ministro, Soares Sambu, e convocou eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.

O Presidente guineense esclareceu que não poderia convidar todos os partidos do país.

“A Guiné-Bissau é o país do mundo com maior número de partidos políticos ‘per capita’”, observou Umaro Sissoco Embaló, que quer transparência nas próximas eleições legislativas antecipadas, salientando que a presença dos partidos representados no parlamento poderá dar essa garantia.
Rispito.com-Lusa, 27-05-2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público