sexta-feira, 3 de junho de 2022


Principal liceu da Guiné-Bissau encerra devido a degradação

O Liceu Nacional Kwame N’Krumah, principal estabelecimento escolar da Guiné-Bissau, foi encerrado e as aulas suspensas devido ao avançado estado de degradação do edifício construído na época colonial, disse o diretor, Idrissa Cassamá.

O responsável confirmou que as aulas no liceu foram suspensas desde o dia 14 de maio por falta de condições de segurança no edifício, onde parte das estruturas já caíram devido à chuva.

“No dia 09 de maio houve um desabamento de parte de um teto. Houve pânico e os professores vieram ter comigo enquanto diretor do liceu. Pediram-me que suspendêssemos as aulas porque poderíamos estar a colocar vidas em perigo”, disse Idrissa Cassamá.

Os professores pretendiam diminuir os períodos letivos para apenas dois, mas após as consultas com o Ministério da Educação, com os professores do liceu e a associação de pais e encarregados de educação, as aulas, que deveriam terminar no dia 15 de julho, foram suspensas no passado dia 14 de maio, por falta de condições no edifício, adiantou.

O diretor do Kwame N’Krumah explicou que uma das estruturas principais de sustentação do telhado quebrou e "há infiltração de água a partir do teto, com a chuva todas as salas ficam inundadas" e lamentou o encurtamento do ano letivo.

Idrissa Cassamá admitiu que a situação vai obrigar a que os conteúdos dos programas não sejam cumpridos, o que, disse, “afeta muito os alunos” do liceu, que, para o ano, avisou, poderão não ter aulas conforme o plano previsto.

O responsável defendeu, contudo, que a situação do liceu Kwame N’Krumah, antigo liceu Honório Barreto, não depende do diretor ou do Ministério da Educação, mas do próprio Governo, disse.

Cassamá afirmou que desde abril que o Ministério das Finanças informou a direção do liceu sobre a aprovação de uma verba de 317 milhões de francos cfa (cerca de 483 mil euros) para a reparação do edifício principal do liceu, mas que até hoje as obras não arrancaram.
Rispito.com/Lusa, 03/06/2022

1 comentário:

  1. É de lamentar o fecho do liceu por falta de obras desde a independência. Nenhuma instituição resiste por muitos e muitos anos sem haver remodelação/reconstrução. Se o Homem cuida de si porque não cuida de infraestruturas que albergam gente, neste caso o Liceu para que a população do país seja instruída? Nenhum povo acompanha a evolução das sociedades sem conhecer os modelos da sociedade onde está inserido. A educação é fundamental para o desenvolvimento do povo que nasce e reside num determinado país. De quem é a culpa? Do governo evidentemente.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público