sexta-feira, 10 de junho de 2022

USE IGNORA DESCONTENTAMENTO NO PRS E CONFERE POSSE AO NOVO GOVERNO

Depois da recusa do PAIGC  integrar o Governo de iniciativa presidencial , seguiu a direcção do PRS que também recusou oficialmente tomar parte, no entanto, alguns dos seus ministros e Secretários de Estado compareceram na tomada de posse na manhã desta sexta - feira 10 de junho . O presidente em exercício, nomeado no actual Governo, ministro dos Recursos Naturais, Mário Fambé da Energia e Tcherno Djaló da Educação não compareceram e foram de imediato exonerados pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló . 

Antes de ser conhecida a exoneração, o PRS já marcara para a tarde de hoje, uma reunião da Comissão política para debruçar sobre este assunto. Ainda não se sabe se o Presidente da República pediu ao partido para indicar novos nomes, ou se vai avançar para a nomeação de outras figuras nas referidas pastas . 

No final da posse, o Primeiro - ministro Nuno Nabian disse à imprensa que a não comparência dos dirigentes do PRS se devia a arranjos feitos na véspera e que , a posse dos mesmos tería lugar na próxima segunda ou terça - feira , quando Chefe de Estado regressar de uma deslocação ao estrangeiro . Porém , está patente a discordância do PRS com algumas movimentações levadas a cabo pelo Chefe de Estado . 

O partido não aceitou a perda da pasta de Administração Territorial , que o Presidente da Republica retirou ao partido e entregou ao seu Conselheiro, Fernando Gomes , um dissidente do PAIGC e apoiante de Carlos Gomes Jr. Tudo podia ser pacifico , mas os procedimentos dos demais dirigentes deitaram transparecer uma ruptura de posicionamento do partido. 
Um dos vices, Orlando Viegas aceitou assumir o cargo de ministro de Pescas devendo substituir outro vice do PRS , revoltado , Mário Fambé  

Neste caso , o PRS queixa - se do facto do Chefe de Estado ter feito uma permuta de pastas sem que a
Direcção do partido fosse tida em consideração . Quando questionado , o Presidente da República disse que o assunto é competência do Primeiro - ministro. Foi então que Nuno Nabian revelou que o mal - entendido estava resolvido desde a noite de quinta - feira 9 de Junho . Relativamente ao PAIGC, partido que terá recusado integrar ao Governo por considerar " pouco sérías " as garantías quanto às questões prévias que o partido colocara. " Só o PAIGC sabe as motivações para a sua decisão unilateral de não integrar o Governo " , comentou Nuno Nabian ,

A este respeito , a posição do Sissoco Embaló parece ser mais concreta . Vincou que os partidos deviam lembrar que está-se perante um Governo de Iniciativa Presidencial e que os partidos foram simplesmente convidados e não têm qualquer legitimidade de reclamar. 

No discurso durante a tomada de posse dos membros do Governo, o Chefe de Estado incitou os recém empossados a manterem foco na realização das eleições . Aconselhou também o chefe do Executivo a " não mexer muito " nas estruturas ministeriais, tendo em conta a união que é pretendida . 

De igual modo pediu a todos os membros do Governo para entregarem as suas declarações de bens junto dos tribunais, para evitar que no futuro o presidente ser apontado por os mesmos membros do Governo não terem respeitado esta exigência.
Rispito.com/e-Global,  10/06/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público