sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ACUSA USE DE ESTAR A IMPEDIR A REALIZACAO DO CONGRESSO DO PAIGC

O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo verde ( PAIGC ) , Domingos Simões Pereira ( DSP ) , acusou o Chefe de Estado guineense , Umaro Sissoco Embaló , de ter pressionado o juiz do Tribunal da Relação , Aimadu Sauné , para impedir a realização do seu X Congresso do PAIGC , cujo início estava agendado para esta sexta - feira 19 de Agosto . 

" Ele próprio afirmou a várias pessoas que recebeu directamente a chamada de Umaro Sissoco Embaló a obrigá - lo assinar a ordem de não realização do Congresso " , precisou Domingos Simões Pereira . 

Em declarações à imprensa em frente à sede do partido , depois de ter sido impedido de entrar no interior das instalações por as forças policiais , que invadiram o local nas primeiras horas , o líder do PAIGC afirma que a decisão tomada pelo Tribunal " não tem nada do jurídico e judicial " e que " tem absolutamente tudo de político " . 

Segundo Simões Pereira foi reportado esta quinta - feira , 18 de Agosto , através de vários meios , " o número de que o Juiz entrou e saiu do Tribunal , tentando evitar cometer essa barbaridade que acabou por cometer . Porque o próprio juiz está consciente que não tem competências para tomar a tal decisão . Mas foi obrigado a tal " , adiantou . 

O Presidente do PAIGC sublinhou que " quando um país chega a este ponto nós estamos a desconstruir o Estado , nós estamos a implantar um estado caótico de ditadura e de anarquia " . 
Em resposta à pergunta de um dos jornalistas presentes , Simões Pereira disse que apesar das " regras democráticas " não estarem a surtir efeito na sua luta , o partido vai continuar a lutar para que " estas regras " sejam de facto respeitadas .
 " Para que o povo saiba que o povo é quem mais ordena e ao mais ordenar tem o direito de defender as suas conquistas e a primeira conquista é a liberdade que está , neste momento , a ser posta em causa " , vincou Domingos Simões Pereira . 

O PAIGC tinha agendado para a manhã desta sexta - feira uma reunião do Comité Central , depois de ter sido impedido de realizar o seu X Congresso . A decisão de impedir a realização do Congresso veio da decisão do Juíz Aimadu Sauané do Tribunal da Relação , no âmbito do processo de queixa interposta pelo militante do partido Bolom Conté , que alega ter sido excluído da lista dos delegados ao congresso. 
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde ( PAIGC ) continua assim a ser confrontado com dificuldades para realizar o seu X congresso , por ordem judicial .

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público