quarta-feira, 3 de agosto de 2022

MILITANTES DE PRS INTEGRAM MADEM E ISTO GERA MAL ESTAR ENTRE AS DUAS DIRECOES

No espaço de uma semana , dois militantes de peso do Partido da Renovação Social ( PRS ) anunciaram a desvinculação ao partido e integração no Movimento para Alternância Democrática ( MADEM ) . Fernando Gomes , único deputado do PRS em Bissau e Paulino lé , deputado eleito pelo PRS na penúltima legislatura no Círculo 9. Ambos anunciaram terem terminado os seus círculos nos Renovadores e alegam que a opção do MADEM assenta nas perspectivas que essa formação política tem mostrado . 
Ao mudarem , ambos os militantes garantiram terem transferido por completo as suas estruturas de apoio e prometeram reconfirmar o sucesso obtido no PRS . Altos dirigentes do PRS destacam o " desespero e a falta de seriedade dos desertores e traição " do MADEM . 

A direcção do PRS , actualmente mergulhada em graves problemas em termos de liderança , considera essa prática como uma traição do MADEM , tendo em conta que foi o PRS que suportou os actuais líderes daquela formação política , quando estavam com os problemas internos no PAIGC . 

O PRS deverá , segundo uma fonte junto da direcção , manifestar a sua indignação junto da direcção do MADEM face a este comportamento , mas para que isso aconteça , precisa de reunir alguns órgãos do partido , o que neste momento é uma tarefa complexa , tendo em conta as divergências internas .

Desde Maio a direcção interina do PRS , liderada por Fernando Dias , tem feito face a enormes dificuldades para aglutinar os altos dirigentes do partido numa só posição , porque a maioria não concordou com a forma como delegou poderes Alberto Nambeia , presidente eleito em Congresso de Janeiro . 

Os opositores chumbaram a decisão de Alberto Nambeía , porque para além de ser eivada de questões tribais , o sucessor interino , Fernando Días , não tem supostamente " maturidade " política para estas funções . 

Antes do posicionamento da Direcção , alguns dirigentes do PRS já pronunciaram - se sobre vaga de deserções internas . Fransual Dias , do Gabinete Jurídico do PRS teve duas enérgicas reacções sobre a situação . 
Na primeira afirmou que tem andado a rir com pena de alguns políticos falhados que saem do PRS para o MADEM . Para Dias , é um sinal de desespero sobre o que fazer na política . 
Ainda sobre o mesmo assunto , o político escreveu nas redes sociais : " Caro militante do Partido da Renovação Social ainda que em desespero não troque o PRS para o MADEM , ao menos que seja tudo menos seriedade . MADEM ( dos meus amigos ) ainda precisa de anos - luz para se poder ser caracterizado politicamente 

" . Inconformado com as saídas já registadas , Fransual Dias destacou que o " PRS é uma fonte de cultura política inesgotável . É preciso estudar a política para fazer a política . Se não cai - se em fatalidades que te redundam em res nullius " , concluiu .

Fernando Gomes , deputado e candidato ao cargo de Secretário - geral do PRS no penúltimo Congresso do Partido sente - se abandonado pela direcção . Paulino lé , ex - deputado , mostrou - se desgastado com o partido pelo facto de não ter sido cabeça de lista dos Renovadores no seu círculo nas últimas legislativas .
Rispito/e-Global, 03/08/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público