segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Guiné-Bissau recuperou soberania e credibilidade internacional - Presidente

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que nos dois últimos anos o país recuperou a soberania e a credibilidade internacional num discurso à Nação por ocasião da celebração do 49.º aniversário da independência.

“Em pouco mais de dois anos de mandato presidencial, a Guiné-Bissau conseguiu fazer um percurso internacional notável. De facto, nós restaurámos plenamente a imagem do nosso país em África, e no conjunto da comunidade internacional”, afirmou o Presidente guineense.

Para Umaro Sissoco Embaló, resolver os “problemas e atrasos” que o país acumulou exigia que “fosse reabilitado o próprio Estado na sua soberania e credibilidade internacional, na sua capacidade de falar e de ser ouvido”.

Segundo o Presidente, os esforços diplomáticos tiveram impacto na forma de governação, que conseguiu diversificar o seu programa para “mudar o país no bom sentido”.

“Num setor verdadeiramente estratégico como é o setor da energia, a Guiné-Bissau vai conhecer, dentro de poucos meses, um salto qualitativo de largo alcance. A Rede Elétrica sub-regional que vai concretizar o Projeto Energia da OMVG é uma obra ímpar”, afirmou Umaro Sissoco Embaló.

O chefe de Estado referia-se ao projeto de energia que envolve também o Senegal, a Gâmbia e a Guiné-Conacri e vai permitir trazer energia elétrica a todo o país, salientando que o seu impacto económico e social será estruturante.

Referindo-se à crise energética mundial, o Presidente disse que provocou uma inflação global que desestabilizou “os cenários macroeconómicos de muitos países e, na verdade, a Guiné-Bissau não poderia ser exceção”.

“O Governo, por via de medidas fiscais, está a perder parte de receitas que deveria arrecadar, procurando, assim, na medida do possível, regular os preços dos produtos alimentares de primeiras necessidades, bem como o custo de serviços que são essenciais para o dia-a-dia dos guineenses. Além dessas medidas fiscais do Governo, espera-se que a intensificação da produção agrícola de alimentos pelas próprias famílias contribua para atenuar o impacto social da inflação no mercado de produtos alimentares”, afirmou.

No discurso, Umaro Sissoco Embaló felicitou também todos os desportistas guineenses que têm conquistado medalhas na prática das suas modalidades e os jovens que se têm destacado em áreas como a tecnologia e o empreendedorismo.

Salientando que o dia da independência deve ser um “momento de reflexão”, o chefe de Estado convidou todos os guineenses a fazerem aquele exercício para que seja construída uma “visão ambiciosa, mas realista do futuro” e “concentrar os esforços” na sua concretização.

A Guiné-Bissau proclamou a sua independência unilateralmente de Portugal em 24 de setembro de 1973.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público