quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Madem G-15 prepara congresso com onda de novos militantes

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), que faz parte da coligação que governa na Guiné-Bissau, inicia esta sexta-feira o seu 2.º congresso, numa altura em que se assiste a uma onda de novos militantes ao partido.

“O Madem está na moda”, declarou à Lusa o porta-voz do congresso, Queba Djaita.

Nos últimos dias, várias personalidades políticas guineenses, entre as quais o ex-Presidente José Mário Vaz, o filho Herson Vaz, Delfim da Silva, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e atual conselheiro político do chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, aderiram ao Madem G-15.

“Tem a ver com a credibilidade que o partido ganhou ao longo dos quatro anos desde a sua fundação”, observou Queba Djaita, ao explicar a entrada em massa de pessoas no Madem, fundado em 2018 por dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Djaita sublinhou ainda que vários militantes de outras formações políticas têm vindo aderir ao Madem G-15.

O porta-voz do congresso, que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, afirmou também que a “procura massiva” pelo Madem G-15 “demonstra que os guineenses acreditaram no projeto” liderado por Braima Camará.

“Mostrámos que podemos dizer sim quando é para dizer sim, quando é para se posicionar contra o Madem não tem problema em fazê-lo. Mas também o bom desempenho dos membros de elementos do Madem que estão no atual Governo tem contribuído para esta fama do nosso partido”, observou Queba Djaita.

Quanto às candidaturas para o congresso, que vai decorrer na localidade de Gardete, arredores de Bissau, o porta-voz da reunião disse que “por enquanto” apenas Braima Camará se posicionou para a sua reeleição.

O militante Adilson da Costa manifestou intenção de se apresentar como candidato, mas fontes do partido disseram à Lusa que este acabou por desistir.

O congresso, cujo lema é: “Consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau”, juntará 2.515 delegados.
Rispito.com/Lusa, 29/09/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público