terça-feira, 11 de outubro de 2022

Missão de Timor-Leste de apoio às eleições já está na Guiné-Bissau

A missão de Timor-Leste para apoiar o processo eleitoral na Guiné-Bissau já está em Bissau, Guiné-Bissau, anunciou hoje o gabinete do primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, após um encontro no Palácio do Governo.

Em nota divulgada na rede social Facebook, o gabinete do primeiro-ministro guineense refere que a missão timorense e apoio ao processo eleitoral vai dar assistência técnica ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).

“No encontro orientado pelo chefe do Governo, ficou assente, entre outros, que esta missão de Timor de apoio ao recenseamento estará diretamente ligada ao GTAPE, de forma próxima, prestando apoio e colaboração na execução do calendário eleitoral, traçado pelas autoridades nacionais”, pode ler-se na nota.

Há cerca de dois meses, uma missão de técnicos timorenses já tinha estado na Guiné-Bissau para avaliar as necessidades.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a 16 de maio o parlamento da Guiné-Bissau e marcou eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.

Os principais partidos políticos guineenses defenderam a realização de um recenseamento eleitoral de raiz, que segundo a lei deve durar cerca de três meses, mas, até ao momento, o recenseamento eleitoral ainda não começou.

O primeiro-ministro guineense afirmou à Lusa em setembro que a preparação das eleições estava a “andar muito bem” e manifestou estar otimista para a realização das legislativas antecipadas na data prevista.
Rispito.com/Lusa, 11/10/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público