segunda-feira, 24 de outubro de 2022

PR de Cabo Verde deseja que legislativas da Guiné-Bissau decorram com tranquilidade

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, afirmou hoje esperar que as próximas eleições legislativas da Guiné-Bissau decorram com tranquilidade e que todos os partidos políticos participem no escrutínio.

“O que desejo é que as eleições legislativas decorram num ambiente de tranquilidade, de paz. A Guiné-Bissau precisa de estabilidade, de paz e que todos possam participar nas eleições e que quem ganhar assuma a responsabilidade de governar e quem perder assuma a responsabilidade de fazer oposição”, disse o chefe de Estado cabo-verdiano.

José Maria Neves falava aos jornalistas depois de ter recebido em encontros separados os três principais partidos guineenses, nomeadamente o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Partido da Renovação Social (PRS) e Partido Democrático da Guiné e Cabo Verde.

O Presidente cabo-verdiano explicou que pretendeu com os encontros perceber todas as sensibilidades políticas e sociais para ter “uma ideia mais clara e precisa sobre a situação política nacional”.

“Enquanto Presidente de um outro país não me compete nem avaliar, nem imiscuir nos assuntos internos da Guiné-Bissau, cabe aos órgãos de soberania, aos partidos políticos e à sociedade civil guineense equacionarem e resolver os seus problemas políticos e poderei ser positivo, ajudar a construir pontes, ajudar a construir compromissos para o futuro”, salientou.

“O que desejo é que a Guiné-Bissau esteja bem e que o povo esteja bem e nesse sentido também a região e Cabo Verde estarão bem”, acrescentou.

Questionado sobre o facto de o PAIGC ainda não ter conseguido realizar o seu congresso, José Maria Neves disse que é um “problema interno do país”.

“Espero que todas as instituições funcionem e espero que todos os partidos políticos participem nas próximas eleições”, afirmou.

No final dos encontros, os três partidos explicaram que falaram sobre a situação política no país e as próximas eleições legislativas.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional Popular em maio e marcou legislativas antecipadas para 18 de dezembro.

A semana passada, após uma reunião com os partidos políticos, o Governo admitiu o adiamento do sufrágio devido a dificuldades de organização.

O Governo propôs na segunda-feira a data de 23 de abril de 2023 para a realização das legislativas aos partidos políticos, que continuam a insistir na necessidade de ser ultrapassado o impasse em torno da direção da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Rispito.com/Lusa, 24/10/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público