quinta-feira, 10 de novembro de 2022

África do Sul, Cabo Verde e Nigéria querem ajudar Bissau

Embaixadores da África do Sul, Cabo Verde e Nigéria apresentaram hoje o Fórum de Investimento e Comércio de Impacto, que pretendem organizar para ajudar a alavancar a economia guineense.
Os embaixadores de Cabo Verde e da Nigéria na Guiné-Bissau apresentaram esta quarta-feira (09.11) o Fórum de Investimento e Comércio de Impacto para apoiar o crescimento económico guineense, conforme disse o diplomata nigeriano John Usanga.

Com o apoio do Governo da Guiné-Bissau e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os representantes dos três países em Bissau decidiram lançar o fórum, que vai juntar entre 30 de novembro e 04 de dezembro empresários dos respetivos países com os guineenses.

Potencialidades de negócios e criação de emprego
A ideia, segundo o representante do PNUD na Guiné-Bissau, Tjark Egenhoff, "é abrir potencialidades de negócios e criação de emprego" para os guineenses, entre outras, nas áreas como economia digital, infraestruturas, energia, recursos naturais, gestão de resíduos, economia azul, finanças, banca, seguros, indústria criativa, transportes, agricultura e água.

O representante do PNUD utilizou a expressão do crioulo guineense "hora tchiga" (está na hora) para sugerir que a Guiné-Bissau "deve mudar a sua imagem que teve no passado", através da criação de oportunidades para os cidadãos.

Para o ministro da Economia, José Carlos Casimiro, o fórum de Bissau será "uma grande oportunidade" para o país apresentar as suas potencialidades e opções de desenvolvimento traçados pelo Governo.

O embaixador da Nigéria, John Usanga, disse que o seu país "tem uma coisa em grande" para apresentar no fórum na Guiné-Bissau, um país que considera de "abençoado, mas cuja bênção não tem sido explorada".

Nigéria quer Guiné-Bissau mais perto da CEDEAO
O diplomata nigeriano espera que, a partir do fórum, as potencialidades da Guiné-Bissau "sejam mais conhecidas" no mundo e na própria Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e que a iniciativa promova o emprego "para pelo menos 10% da população".

O embaixador de Cabo Verde na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça, anunciou que os empresários do seu país "vão trazer experiências de boas práticas" nos ramos de negócios, turismo e economia digital.

A África do Sul, que o próprio embaixador em Bissau, Mphakama Nyangweni, reconheceu não ter "muita ligação comercial com a Guiné-Bissau", espera começar a ver os frutos do fórum antes do final de 2022.
Rispito.com/DW, 10/11/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público