sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Recenseamento eleitoral começa a 10 de dezembro

As legislativas antecipadas continuam sem data marcada. Mas o recenseamento eleitoral deverá começar daqui a um mês, anunciou o ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes.

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, salientou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que estava a cumprir com o previsto na lei, que determina que a data do recenseamento de cidadãos eleitores deve ser anunciada 30 dias antes.

"O artigo 21 da lei número 11 / 2013 estipula que o Governo, através do departamento competente, deve anunciar a data do início do recenseamento eleitoral 30 dias antes. Estamos hoje aqui, precisamente, para cumprir com as formalidades anunciando que a data do início do recenseamento eleitoral, em todo o território nacional assim como na diáspora, terá lugar no próximo dia 10 de dezembro do ano em curso", afirmou.

O governante aproveitou para "lançar um vibrante apelo" aos cidadãos com capacidade eleitoral para comparecerem nos locais do recenseamento a serem anunciados e aos partidos políticos para promoverem ações que façam do processo eleitoral "um ato ordeiro, cívico e pacífico".

Fernando Gomes notou que qualquer partido que venha a vencer as eleições "será sempre um partido guineense", daí que reforçou a necessidade de o processo decorrer "na paz e tranquilidade".

"Vamos, mais uma vez, demonstrar ao mundo que o guineense é um povo ordeiro e pacífico", defendeu.

O ministro da Administração Territorial afirmou ainda que o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, irá "oportunamente" anunciar a data em que as eleições legislativas antecipadas vão ter lugar, conforme manda a Constituição da República, disse.
Rispito.com/DW, 11/11/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público