quarta-feira, 23 de novembro de 2022

PR guineense pede a novo PGR que evite ajustes de contas pessoais nas instituições

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, pediu hoje ao novo procurador-geral da República (PGR), Edmundo Mendes, para evitar ajustes de contas nas instituições e este prometeu atuar na base da objetividade, isenção e imparcialidade.

No ato da tomada de posse de Edmundo Mendes, que substituiu no cargo Bacari Biai, o Presidente guineense pediu ao novo procurador-geral da República para se rever na sua postura enquanto homem de Estado.

“Dizer ao novo procurador-geral República, se notarem a minha Presidência da República, não é uma presidência de guerras, sou um pacifista dentro e fora do país. Não acompanho a dinâmica de guerra, nem de ajuste de contas”, observou Sissoco Embaló.

Após cumprimentos com aperto de mãos entre Bacari Biai e Edmundo Mendes, o Presidente guineense prometeu estar “muito atento” ao desempenho do novo PGR, enquanto fiscal da legalidade e advogado do Estado, disse.

“Penso que a cultura de ódio tem de ser deixada de lado. Penso que temos de deixar de fora das instituições os ajustes de contas”, defendeu Umaro Sissoco Embaló, realçando o facto de tanto o próprio, como Edmundo Mendes, serem “jovens”.

O Presidente da Guiné-Bissau pediu a Edmundo Mendes para se rever também na forma como tem dirigido a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o próprio país.

Umaro Sissoco Embaló disse que elege sempre a concertação como forma de atuar.

O chefe de Estado pediu também ao novo PGR que “analise bem” os aspetos positivos da sua primeira passagem naquele cargo e agradeceu o desempenho e a lealdade de Bacari Biai.

Edmundo Mendes, que já foi procurador-geral da República, entre 2011 e 2012, foi também diretor nacional da Polícia Judiciária, ministro do Interior e atualmente é docente na Faculdade de Direito de Bissau, prometeu “trabalhar dentro da normalidade, dentro da legalidade, em defesa da democracia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público