sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Homem condenado a quatro anos de prisão por abate de 50 abutres na Guiné-Bissau

Um homem foi condenado por um tribunal na Guiné-Bissau a quatro anos e dois meses de prisão efetiva pelo abate de 50 abutres, disse hoje à Lusa o diretor de uma organização de preservação de animais exóticos, Francisco Wambar.

Diretor da Organização para Defesa e Desenvolvimento das Zonas Húmidas (ODZH), Wambar considerou como uma "vitória da justiça, do Estado e do povo da Guiné-Bissau” ver o Tribunal Regional do Norte, em Bissorã, proferir uma sentença por um crime ambiental.

“É a primeira vez que alguém é condenado na Guiné-Bissau por crime ambiental. É uma vitória. Isso servirá de referência para outras espécies até para [abate)] de árvores de madeira”, observou Francisco Wambar.

Em 2020, a ODZH e outras organizações de proteção e conservação do meio ambiente na Guiné-Bissau lideraram um processo de sensibilização à população para que passe a denunciar casos de abate de animais e plantas exóticas.

Até meados de 2022, o diretor da ODZH acredita terem sido abatidos 2.262 abutres nas regiões de Bafatá e Gabú, no leste, e em Canchungo, no norte da Guiné-Bissau, onde, na aldeia de Popal, a população “apanhou, em flagrante, o indivíduo agora condenado no tribunal”.

O homem, originário da Guiné-Conacri, abatia os animais, através de envenenamento para depois retirar a cabeça e as patas, para vender no mercado negro no Senegal, disse Francisco Wambar, oceanógrafo formado no Brasil.

“Acredita-se que aquelas partes do abutre têm poderes utilizados na magia negra”, referiu Wambar, lembrando que os abutres constam da lista negra da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) e que a Guiné-Bissau é o país da costa ocidental africana com maior número de abutres.

O diretor da ODZH afirmou que antes de 2020, a população da Guiné-Bissau desconhecia o abate de abutres e que constituiu uma surpresa para as comunidades o aparecimento de casos de mortes em massa daqueles animais.

Perante o tribunal, o homem disse à justiça que se dedica ao abate de abutres “por não ter trabalho”, afirmou Francisco Wambar, que considerou tal justificação inaceitável.

Além de prisão de quatro anos e dois meses, o homem foi ainda condenado a uma multa de 900 mil francos CFA (cerca de 1.372 euros) e pagamento de custas judiciais.
Rispito.com/Lusa, 02/12/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público