sábado, 3 de dezembro de 2022

 Sissoco Embalo diz ter “arrependido por ter condenado” o espancamento de Marcelino Intupe

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro sissoco Embalo, deslocou-se este sábado para Abuja – Nigéria para mais uma cimeira dos Chefes de Estados e governo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a realizar-se no domingo, 4 de Dezembro.

Interpelado pela imprensa no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira sobre alegado envolvimento de um dos responsáveis da segurança da presidência da República no espancamento do advogado Marcelino Intupe, Umaro Sissoco Embalo disse que “o advogado foi vítima de discussão com a sua esposa “.

“ O Presidente da  República foi primeiro que condenou, mas agora  “descondenei” o ato, depois  de ter informação de serviço de segurança de que ele [ Intupe] foi vítima de discussão com a sua esposa”, disse o chefe de Estado que considerou o advogado Marcelino Intupe como um “ violento” e “ perturbado “.

Umaro sissoco Embalo disse à imprensa que se “arrependeu” por ter condenado o espancamento de que foi alvo o advogado, apelando a sociedade para parar de “ criar factos".

Sobre a renovação de membros  [ caducos] de Comissão Nacional de Eleições proposta pelos partidos políticos, o Chefe de Estado pediu “o consenso” a respeito.

“ Eu disse aos Partidos que lhes queria ouvir se foram eles que propuseram a data para eleições legislativas junto com o governo e  confirmaram Alguns são da opinião para arranjar consenso sobre os membros da CNE [ Comissão Nacional de Eleições]. Mas ordenei o presidente da ANP para reunir com os partidos, se houver consenso eu faço decreto “, observou Embalo.

A situação política e econômica na Sub-região marcada pelos últimos acontecimentos de subversão da ordem constitucional em alguns países da África Ocidental serão, entre outros assuntos, a marcar a última cimeira ordinária da CEDEAO em Abuja – Nigéria .

Por e-Global, 03/12/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público