sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Governo anuncia venda de 80 por cento das ações da Guiné Telecom e Guinetel

O governo através do Ministério dos Transportes e Comunicações anuncia a venda de 80 por cento das ações das Sociedade Guiné Telecom (rede fixa) e Guinetel(rede móvel) , cujos trabalhos de lançamento estão em curso.

O Executivo ainda decidiu suportar as despesas de realização de estudos e de recuperação de toda a documentação necessária para estruturação e lançamento do concurso internacional para as suas vendas.



De acordo com a Nota à Imprensa do Gabinete do ministro dos Transportes e Comunicações enviada hoje à ANG, entre as diligências para o relançamento das duas empresas constam a assinatura, em Agosto de 2022, de um contrato com a Sociedade Financeira Internacional(SFI), do Grupo Banco Mundial.

Em relação ao Subsetor do Instituto Marítimo e Portuário, a Nota refere que tendo em conta o seu papel na regulação do sector marítimo-portuário do país, é urgente se proceder a harmonização dos Estatutos da Administração dos Portos da Guiné(APGB), em conformidade com o textos da Organização para Harmonização dos Direitos de Negócios em África(OHADA).

Para o efeito, o ministro dos Transportes e Comunicações determinou a criação de uma Comissão Ministerial para a harmonização dos Estatutos da APGB e IMP, em conformidade com o texto da OHADA, com um mandato de 30 dias para apresentar o relatório final dos trabalhos.

No que tange os sector postal, a Nota faz referência a deliberação do Conselho de Ministros que, por Despacho do Primeiro-Ministro, deu anuência ao ministro dos Transportes e Comunicações para coordenar e acompanhar todo o processo de relançamento dos Correios da Guiné-Bissau-Empresa de Capital Público(CGB-ECP).

“Neste quadro e havendo necessidade de proceder a reestruturação e relançamento dos CGB-ECP, permitindo a retoma de operacionalidade das infraestruturas da rede e oferta de produtos sustentáveis e modernos”, salientou.

O documento ainda refere que, para favorecer o bom funcionamento do mercado e do sector postal foi criada uma Comissão com atribuições de apuramento do estado técnico, situação financeira e patrimonial, o quadro jurídico e regulamentar, a situação postal e por fim, opção de relançamento. Dos serviços dos CGB-ECP.

Sobre a Sociedade de Transportes Marítimos(Sotramar), a Nota declara que encontra-se em estado de falência técnica e financeira e inoperacional, há cinco anos, e que não responde aos desafios para os quais foi criada, acumulando dívidas enormes com salário do pessoal na ordem de 600 milhões de francos CFA.

“Tendo a necessidade de tomar medidas consentâneas e adequadas que possam permitir a retoma da função e o serviço público de transportes marítimos foi orientada a APGB de acordo com o artigo 5º, ponto número 1 dos Estatutos da Sotramar, na qualidade de sócia única, para desenvolver com maior brevidade possível, os mecanismos legais com vista ao relançamento da Sotramar. 
ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público