terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Guiné-Bissau vai financiar 70% do processo eleitoral

O Governo da Guiné-Bissau vai financiar 70% do processo eleitoral para as eleições legislativas marcadas para 04 de junho, disse hoje o ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes.

Segundo o ministro, que falava em conferência de imprensa para fazer um balanço do recenseamento eleitoral que vai decorrer até 10 de fevereiro, o Governo guineense vai investir mais de cinco biliões de francos cfa (cerca de 7,6 milhões de euros).

“Pela primeira vez o Estado da Guiné-Bissau através do Fundo de Democracia vai conseguir financiar cerca de 70% do montante necessário para a realização do processo eleitoral”, disse Fernando Gomes, lembrando que por norma o país solicitava apoio financeiro à comunidade internacional para cobrir a “quase totalidade” da despesa.

O ministro salientou, contudo, que para o financiamento dos restantes 30% será pedido apoio aos parceiros internacionais.

“O Governo está a fazer esforços para assumir no futuro a totalidade do financiamento dos atos eleitorais, que são atos de soberania”, sublinhou Fernando Gomes.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que fossem adiadas para maio.

Umaro Sissoco Embaló marcou o escrutínio para 04 de junho.
Rispito.com-Lusa, 10-01-2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público