quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Receitas das alfândegas da Guiné-Bissau aumentaram 40% em 2022

As receitas das alfândegas da Guiné-Bissau aumentaram 40% em 2022, em relação a 2021, disse hoje o secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, João Alberto Djata.

“Em 2022, houve um aumento das receitas aduaneiras na ordem de 14,5 mil milhões de francos cfa (cerca de 22 milhões de euros) correspondente a quase 40% em relação em 2021”, afirmou o secretário de Estado, que falava na cerimónia para assinalar o dia das Alfândegas, em Bissau.

No discurso, o secretário de Estado destacou a resiliência da direção-geral das Alfândegas guineenses, apesar do “contexto nacional e internacional caracterizado por abrandamento da produção e do comércio, provocado pela pandemia da covid-19 e pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia”.

João Alberto Djata destacou também que os “resultados alcançados” em 2022 estão relacionados com as reformas implementadas, pedindo para que se continuem a fazer esforços para proteger os cidadãos do “tráfico ilícito”.

“A mobilização de receitas exige que os funcionários adotem uma conduta ética. Além da ética e integridade a disciplina com a hierarquia superior é fundamental”, salientou o secretário de Estado.

“Quero incentivar as autoridades a aduaneiras a aplicar sanções disciplinares para erradicar práticas que lesem o interesse dos utentes e ponham em causa o cumprimento dos objetivos”, insistiu.

O diretor-geral das Alfândegas, Doménico Sanca, defendeu um sistema de administração “coerente e eficiente” e disse que vai aprofundar as reformas com o objetivo de arrecadar mais receitas públicas.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público