terça-feira, 24 de janeiro de 2023

USE espera que moeda única da CEDEAO impulsione crescimento económico

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje esperar que a moeda única da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) impulsione o crescimento económico.

“A expetativa legítima dos Estados-membros é de que a moeda comum da CEDEAO se torne na alavanca para impulsionar o comércio e, por via disso, o nosso crescimento económico”, afirmou o Presidente guineense.

A CEDEAO pretende adotar em 2027 a nova moeda única, denominada ECO.

O chefe de Estado guineense, que assume também a presidência rotativa da CEDEAO, falava numa sessão parlamentar de deputados da organização, organizada pela Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, sobre o ECO e o sistema de pagamento interbancário como promotor do comércio regional.

“A configuração que vai resultar deste sistema monetário emergente no espaço da CEDEAO é portadora de novas esperanças, de muitas promessas de sucesso, mas também coloca muitos e complexos desafios, quer de natureza política, quer de natureza tecnológica”, salientou Umaro Sissoco Embaló.

O ministro das Finanças guineense, Ilídio Té, sublinhou que o novo roteiro para a implementação da moeda única da CEDEAO deve ser a “prioridade” e que os deputados têm um “papel crucial na consciencialização das comunidades e dos povos para efetivação das medidas tendentes a uma maior integração económica, financeira e monetária”.

“A presidência guineense da CEDEAO pretende assumir este desafio e convida a todos os Estados-membros ao cumprimento integral de protocolos relativos à circulação de pessoas e bens, liberalização das contas de capital e avanços na integração de mercados financeiros”, disse o ministro das Finanças.

Segundo Ilídio Té, a concretização do roteiro vai permitir a “consolidação da zona de comércio livre, a realização da união aduaneira” e contribuir, “com a liberdade de movimentos de capitais, para a criação do mercado comum no seio da CEDEAO”, salientou.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público