terça-feira, 24 de janeiro de 2023

PR RESTRINGE HOMENAGEM A MAUSOLÉU DE AMÍLCAR CABRAL PARA EVITAR "BAGUNÇA"

Presidente da República (PR), Umaro Sissoco Embaló, determinou que a partir deste ano, 2023, nenhum partido político poderá ir ao mausoléu "Amílcar Cabral", no Forte de Amura em Bissau, para proceder à deposição de coroa de flores.

"É verdade que já estamos a fazer bagunça. Este é um acto do Estado e não dos partidos políticos. Já faz 50 anos. A partir deste ano, enquanto o Estado-maior estiver aqui, nenhum partido político virá aqui, porque este é um acto do Estado", referiu Umaro Sissoco Embaló, adiantando que Cabral fundou o PAIGC e que depois da independência deixou de ser partido- estado.

 "Portanto, a partir de hoje, acabou a desordem de vir cá os partidos políticos. Chefe de Estado- maior, a partir de hoje, enquanto sou Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, este é um acto reservado unicamente ao Estado" , disse Sissoco Embaló, que depositou coroa de flores junto ao mausoleu Amílcar Cabral.

 "Se o PAIGC está a fazê-lo, virá o MADEM-15, o PRS tem o direito, assim como todos os partidos legalizados na República da Guiné-Bissau. Então, para evitar esta bagunçada o acto é meramente da responsabilidade do Estado" , precisou o Presidente guineense.

Esta sexta-feira 20 de Janeiro foi lembrado os 50 anos após o assassinato do "pai das nacionalidades da Guiné e Cabo Verde, na vizinha república da Guiné Conacri. A data é assinalada como dia dos heróis nacionais em que são organizados vários actos simbólicos, entre os quais, a deposição de coroas de flores junto ao Mausoleu Amilcar Cabral e decorrem várias conferências académicas e políticas sobre os ideias do líder do então movimento Libertador, PAIGC


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público