terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Advogados de DSP consideram de “inconstitucional e ilegal” nota informativa do PGR

O coletivo dos advogados do cidadão Domingos Simões Pereira consideraram que a “Nota Informativa”, da assessoria jurídica do Procurador-Geral da República sobre a interdição de viagem ao cidadão em questão é “inconstitucional, ilegal” e viola direitos e garantias dos cidadãos.

De acordo com uma nota à imprensa à que a ANG teve acesso hoje, o grupo de advogados do líder do PAIGC, em resposta a Nota informativa do Procurador-Geral da República, consideram que a mesma não dispõe de qualquer valor jurídico, nem na forma, nem no conteúdo, porquanto aquela instituição e os seus órgãos enquanto responsável pela defesa da legalidade, está vedada ,por lei, de praticar atos sem sustentação legal.

No comunicado os advogados afirmam que não conseguem, apesar do esforço e do conhecimento jurídico, compreender o enquadramento jurídico da “Nota informativa”.

“O PGR, por intermédio de um seu assessor jurídico pretende demostrar que a medida de coação imposta ao Domingos Simões Pereira mantem-se porque foi deduzida incidente de inconstitucionalidade, figura que acarreta a suspensão da decisão do Tribunal de Relação que ordenou a nulidade do despacho do Ministério Público (MP) que lhe fixara a Obrigação de Permanência como medida de coação”, lê-se no documento.

Na missiva, os advogados do DSP consideram de grave o facto de o assessor em causa ter omitido que o PGR depois da decisão que mandou anular a medida imposta, interpôs diretamente um recurso que é da competência do magistrado titular do processo.

“Isto é, sem ter competência para intervir diretamente nos processos judiciais pendentes no Tribunal de Relação, o PGR interpôs o recurso, o qual , contra todas as espectativas, viria mesmo assim a ser admitido”, disse.

Porque a deserção, segundo os advogados, determina o trânsito em julgado e o fim do processo, os serviços competentes do Tribunal da Relação emitiram a respetiva Certidão e dirigiram um ofício à Direção Geral de Migração e Fronteiras a explicar que sobre o cidadão Domingos Simões Pereira não há nenhuma interdição de viagem em vigor.

Para os advogados do DSP, o incidente de inconstitucionalidade não deveria ser aceite, porque os acórdãos de Supremo Tribunal de Justiça(STJ) sobre a matéria de constitucionalidade são de força obrigatória geral e devem ser respeitados por todos, do simples cidadão ao mais Alto Magistrado da Nação e muito particularmente pelo STJ e pelo MP, (não só quando lhe for conveniente), por ter obrigação legal de aplicar e fazer cumprir a lei.

“Tudo o que se explanou demostra que estamos perante uma tentativa de ressuscitar um processo morto. Ora ,ressuscitar um processo morto é Inconstitucional, ilegal e violados dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Porém ,o que mais choca é o facto de ter o defensor da legalidade. o Ministério Público, como violador”. vinca a nota assinado pelo Coletivo de Advogados de Domingos Simões Perira.

O Ministério Público informa através de uma Nota Informativa a que ANG teve acesso no passado dia 16 do corrente mês, que ainda se encontra pendente junto a Câmara Criminal do Tribunal de Relação o processo nº 02/2018 à ordem do qual os requisitos foi aplicada a medida de coação e obrigação de permanência no pais.
Rispito/ANG, 21/02/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público