segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Banco Mundial apoia a Guiné-Bissau no setor público e proteção da zona costeira

O Banco Mundial e o Governo da Guiné-Bissau assinaram hoje, em Bissau, dois projetos para reforço do setor público e proteção das zonas costeiras, num investimento total de 50 milhões de dólares (cerca de 46 milhões de euros).

“Quero manifestar a minha satisfação pela assinatura destes dois projetos que vão contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”, afirmou a representante do Banco Mundial no país, Anne-Lucie Lefebvre.

Segundo a responsável, o Banco Mundial e a Guiné-Bissau trabalham em conjunto há vários anos e essa colaboração foi hoje reforçada com a assinatura do Projeto de Reforço do Setor Público e o Projeto de Investimento de Resiliência das Áreas Costeiras da África Ocidental, denominado Waca.

O projeto para reforço do setor público, que terá um investimento de 20 milhões de dólares (cerca de 18,5 milhões de euros) do Banco Mundial e vai decorrer até abril de 2028, prevê reforçar a supervisão e gestão dos recursos fiscais, dos recursos humanos e das capacidades dos funcionários públicos.

“Os resultados esperados são uma melhoria da supervisão dos recursos fiscais, da supervisão dos recursos humanos e das competências dos funcionários”, disse Anne-Lucie Lefebvre, salientando que uma administração pública “forte, responsável e transparente” servirá melhor os cidadãos guineenses.

O projeto Waca, que envolve 11 países da África Ocidental, prevê na Guiné-Bissau um investimento de 30 milhões de dólares (cerca de 27,8 milhões de euros) até dezembro de 2027, para proteger e recuperar bens ecológicos, sociais e económicos da zona costeira que enfrentam a erosão e inundações.

“A Guiné-Bissau é o segundo país do mundo mais afetado pelas alterações climáticas, pelo que é uma prioridade para o Banco Mundial intervir nesta área”, sublinhou Anne-Lucie Lefebvre.

O ministro da Economia guineense, José Carlos Casimiro, destacou que com os dois projetos o Governo pretende não só “reforçar a fiscalização e gestão dos recursos humanos e a capacidade dos funcionários”, mas também “combater as alterações climáticas”.

O Banco Mundial e a Guiné-Bissau têm programas de apoio ao desenvolvimento nos setores da educação, transportes, infraestruturas, saúde, energia e desenvolvimento rural.
Lusa, 06/02/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público