segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Ministro guineense defende definição de ações concretas para melhorar acesso à saúde

O ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Dionísio Cumba defendeu hoje a necessidade de definição de ações concretas para melhorar o acesso da população aos cuidados primários de saúde.

Dionísio Cumba falava na sessão de abertura do Fórum Nacional sobre os Cuidados Primários de Saúde, que tem como objetivo melhor o bem-estar da população guineense, e que vai decorrer até quarta-feira numa unidade hoteleira de Bissau.

O fórum “tem como finalidade arranjar um compromisso de todos para melhorar o acesso à saúde” em todas as regiões do país, disse o ministro, salientando a necessidade de se apostar na prevenção e promoção da saúde.

Para o governante, é preciso definir ações concretas a curto e médio prazo para fornecer os cuidados primários de saúde, pois mais de metade da população não tem acesso a estes serviços.

“Unidos pela Saúde e pelo bem-estar da população na Guiné-Bissau” é o tema do fórum, e que junta ao Governo, as Nações Unidas, a União Europeia, o Fundo Mundial, a Aliança para a Vacinação e a Fundação Bill e Melinda Gates.

Durante o fórum, os participantes vão debater temas como a nutrição, cuidados de saúde reprodutivas, saúde materna, imunização, controlo de doenças.

O fórum deverá terminar com a assinatura e o lançamento oficial do Apelo Nacional à Ação para a Saúde e Bem-estar da População na Guiné-Bissau.
Lusa, 06/02/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público