terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Organização de Direitos Humanos denuncia “detenção ilegal e abusiva” na Guiné-Bissau

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denunciou hoje a “detenção ilegal e abusiva” de um cidadão guineense, residente em Nhacra, arredores de Bissau, após alegadas críticas ao primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

“A LGDH registou com bastante indignação a detenção abusiva e arbitrária de Filinto Vaz Vieira vulgarmente conhecido por Sadna”, refere a organização não-governamental de defesa dos direitos humanos, num comunicado divulgado na rede social Facebook.

Segundo a LGDH, que cita familiares, Filinto Vaz foi “raptado por um grupo de homens armados” em 26 de janeiro e desde então “permanece detido” na Esquadra da Polícia do Bairro Militar “num regime de total incomunicabilidade com os familiares e o seu advogado”.

“A detenção terá sido ordenada pelo primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam na sequência das críticas que lhe foram feitas pela vítima nas redes sociais”, refere a organização não-governamental, citando familiares.

A LGDH salienta que depois de 11 dias de “detenção ilegal e abusiva”, Filinto Vaz Vieira “ainda não foi apresentado a nenhum magistrado do Ministério Público, muito menos a juízes de instrução criminal, numa clara violação de todas as normas processuais”.

“Perante mais uma tentativa de silenciamento das vozes críticas, a LGDH condena com toda a veemência este ato abusivo e arbitrário e exige a libertação imediata de Filinto Vaz Vieira”, pode ler-se no comunicado.
Lusa, 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público