segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

PR da Guiné-Bissau avisa Governo para cumprir data das legislativas

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló exortou hoje o Governo para trabalhar para que as eleições legislativas marcadas para 04 de junho não sejam adiadas “nem por um dia”.

O Presidente falava na cerimónia de tomada de posse do novo secretário de Estado da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Mendes, exonerado da presidência da Câmara Municipal de Bissau para ocupar a nova pasta criada no Governo.

Dirigindo-se ao ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, o Presidente guineense disse que estava satisfeito com o facto de o Governo ter conseguido, a quatro dias da data-limite, recensear 91% de potenciais eleitores.

“Isso é muito bom, significa que já têm condições para que as eleições não sejam adiadas nem por um dia”, observou Sissoco Embaló.

Oficialmente, o recenseamento de potenciais eleitores na Guiné-Bissau termina no dia 10 deste mês, mas o chefe de Estado admitiu, se for essa a intenção do Governo, prolongar por mais uma semana.

“Faltam quatro dias, mas se precisarem de mais uma semana, penso que é possível, mas é uma opinião do Presidente que não é vinculativa”, sublinhou Umaro Sissoco Embaló.

O recenseamento eleitoral no país termina na sexta-feira, depois de ter começado em dezembro, mas prossegue para cidadãos guineenses que vivem no estrangeiro.

Segundo o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), o recenseamento de cidadãos guineenses na diáspora irá decorrer em Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia e Senegal e na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Inglaterra, Países Baixos e Portugal.

O diretor-geral do GTAPE, Gibril Balde, afirmou a semana passada que o recenseamento eleitoral já decorre nos países da diáspora africana determinados por lei (Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia e Senegal) e deverá arrancar, nos próximos dias, nos países da Europa, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Inglaterra, Holanda e Portugal.
Lusa, 06/02/2023

MB // LFS

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público