terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Polícia guineense interceta no aeroporto de Bissau tentativa de tráfico de criança para França

O diretor-geral dos Serviços de Emigração, Estrangeiros e Fronteiras da Guiné-Bissau, Lino Leal da Silva, disse hoje que a polícia intercetou, no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, um caso de uma tentativa de tráfico de uma criança para França.

 O responsável indicou que o caso ocorreu esta semana e envolve dois homens de origem da Guiné-Conacri, mas com a nacionalidade francesa e que se apresentaram no aeroporto com a intenção de embarcar para França com uma menina que alegadamente seria filha de um deles.

As três pessoas apresentaram passaportes franceses, mas a polícia dos serviços de emigração no aeroporto Osvaldo Vieira suspeitou da autenticidade do documento com que a menina tentava embarcar.

A polícia suspeitou que a criança estava a ser levada para França “no nome de outra criança”, disse o diretor-geral dos Serviços de Migração, Estrangeiros e Fronteiras.

Com as suspeitas, os dois homens foram “imediatamente detidos para esclarecimentos”, precisou Lino Leal da Silva, que convocou o embaixador da França em Bissau para lhe pedir que ajudasse a averiguar a autenticidade dos três passaportes.

“A embaixada da França, através dos seus serviços de segurança em Dacar, Senegal, informou-nos que os passaportes eram válidos, mas que o da menina não era realmente dela. Ou seja, era de uma outra menina”, esclareceu Lino Leal da Silva.

O caso vai ser remetido à Polícia Judiciária ainda hoje, precisou o diretor-geral dos Serviços de Migração, Estrangeiros e Fronteiras da Guiné-Bissau.

Lino Leal da Silva afirmou que a polícia guineense “está intransigente” com “qualquer tentativa de uso fraudulento” de documentos ou fronteiras da Guiné-Bissau.

“Quem quiser viajar para Europa que o faça de forma legal ou que o faça a partir do seu país. Não iremos perdoar seja quem for que queira brincar com o bom-nome da Guiné-Bissau”, avisou Lino Leal da Silva.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público