quarta-feira, 1 de março de 2023

PRS TRAÇA EXIGENCIAS PARA RECONCILIAR COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

A possibilidade do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) estabelecer uma aliança com o Partido da Renovação Social (PRS) está a provocar agitação nos corredores políticos próximos do Presidente da República.

Umaro Sissoco Embaló terá manifestado a vontade de reatar relações com os Renovadores, mas as exigências do PRS são de difícil cumprimento para o Presidente da República, uma vez que afetam os seus aliados.

Segundo apurou a e-Global, o PRS já apresentou ao Chefe de Estado as suas condições, mas o primeiro pedido feito por Umaro Sissoco Embaló é que o assunto permanece em circuito fechado. O PRS concorda em manter o segredo, mas as exigências mantém-se igualmente intactas.

O PRS tem um pacote de exigências de 5 pontos. O primeiro ponto dos Renovadores é uma re- modelação governamental. Este, que foi um dos pontos de divergência entre o PR e o Partido dos Renovadores, contém outras exigências entre as quais que no novo Governo nenhuma liderança política deve fazer parte. Ou seja, o Presidente terá de abdicar de Nuno Nabian como Primeiro- ministro e não ter um líder político, tal como acontece no presente. Este ponto mais complexo e difícil de cumprir, porque seria obrigar o PR a abdicar de Nuno Nabian, Botche Candé, Fernando Mendes, Abás Djaló entre outros líderes políticos que integram o Governo.

A segunda exigência do PRS está ligada ao caso 1 de Fevereiro. Segundo fontes, o PRS exigiu ao PR a libertação imediata e incondicional de todos presos do caso 1 de Fevereiro. A possibilidade do PR cumprir em cumprir esta exigência é igualmente difícil, uma vez que, há vontade em julgar os suspeitos da tentativa de golpe de Estado. A determinação do julgamento é igualmente mani- festada por uma das "fações" da classe castrense.

A terceira condição imposta pelo PRS incide na Comissão Nacional de Eleições (CNE). Depois da polémica saída de José Pedro Sambú, Mpabi Cabi assumiu as funções interinamente, mas invo- cando a Lei Orgânica da Comissão Nacional das Eleições, associado as competências da ANP, o PRS reclama um novo presidente saído do consenso entre os partidos. A possibilidade de Bacari Biai ser nomeado para o exercício das funções é oposta pelo PRS e o partido não aceita que este nome entre nas negociações.

Sobre este ponto, a posição de Umaro Sissoco Embaló é clara. Depois do presidente da ANP não ter conseguido o consenso em várias reuniões que fez com os partidos políticos, o PR decidiu que a situação deveria manter tal como está. O PAIGC, por ser contra a decisão, já avançou com uma queixa contra o presidente da ANP, acusando este de recusar a convocação da Comissão Permanente. Sobre a matéria, a posição do PRS é clara: é preciso e deve ser nomeado um novo presidente da CNE.

O PRS foi aliado do Presidente, bem como do Governo onde mantém 10 dos seus dirigentes, mas todos nomeados contra as orientações da direção do partido. O atual poder é acusado de violação dos direitos humanos, perseguições a líderes políticos e jornalistas, espancamentos de ativistas. No pacote das exigências, como base para a reconciliação nacional, o PRS exige o fim das perseguições e violências.

Todas estas questões foram colocadas ao Chefe de Estado e seus emissários na possibilidade de uma reconciliação, mas a demissão do Governo e a libertação dos presos está a ser "uma pedra no sapato do Chefe de Estado.
Rispito.com/e-Global, 01-03-2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público