segunda-feira, 3 de abril de 2023

PAIGC aprova acordo pré-eleitoral para legislativas da Guiné-Bissau

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) aprovou um acordo de coligação pré-eleitoral com mais quatro partidos para as eleições legislativas da Guiné-Bissau, segundo as resoluções divulgadas à imprensa.

A decisão foi aprovada nas reuniões do comité central e do ‘bureau’ político do partido, que se realizaram entre sexta-feira e sábado.

Segundo as resoluções, o acordo de coligação pré-eleitoral inclui além do PAIGC, atual líder da oposição, a União para a Mudança, o Partido da Convergência Democrática, o Movimento Democrático Guineense e o Partido Social-Democrata.

O objetivo do acordo é o “alargamento das bases visando uma maioria confortável nas eleições legislativas de 04 de junho”, refere-se nas resoluções.

O acordo “irá vigorar durante toda a XI legislatura, devendo a representatividade dos partidos signatários na lista das candidaturas a deputado decorrer dos resultados dos votos expressos, arrecadados por cada um dos partidos nas legislativas de março de 2019”, refere-se nos documentos.

Nas últimas legislativas, que o PAIGC venceu, apenas a União para a Mudança conseguiu eleger um deputado.

O acordo estabelece também, segundo as resoluções, que em “caso de renúncia de um dos signatários, a coligação manter-se-á no formato da bancada, não refletindo nas eventuais posições de dissidência que uma das partes pode vir a assumir”.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou legislativas para 18 de dezembro do ano passado, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que as eleições fossem adiadas para maio deste ano.
Lusa, 03/04/2023


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público