segunda-feira, 17 de abril de 2023

PR do Ruanda recebe medalha Amílcar Cabral, mais alta distinção da Guiné-Bissau

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, foi hoje agraciado com a medalha de Amílcar Cabral, a mais alta distinção do Estado guineense, no âmbito de uma visita de algumas horas que está a realizar à Guiné-Bissau.

“Quero expressar o meu profundo reconhecimento e honra por ter recebido a medalha de Amílcar Cabral. É um privilégio para mim, como africano, e também para o meu país. Lembra-nos de continuar a fortalecer a unidade e a prosperidade nos nossos dois países”, afirmou Paul Kagame, cuja visita à Guiné-Bissau estava prevista para domingo, mas acabou por ser adiada para hoje.

O chefe de Estado ruandês falava na Presidência guineense durante uma declaração conjunta com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, após um encontro.

O Presidente do Ruanda disse também que teve um encontro produtivo com Umaro Sissoco Embaló, durante o qual foi abordada a cooperação entre os dois países e a necessidade de ser construída em “fundações sólidas”.

“Tal como no resto de África, o mais importante recurso que o Ruanda e a Guiné-Bissau têm é a sua juventude. Devemos criar um ambiente propício para que os nossos jovens consigam alcançar os seus objetivos”, disse.

Paul Kagame destacou também o trabalho pela estabilidade regional que Umaro Sissoco Embaló tem realizado como presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Presidente da Guiné-Bissau agradeceu a Paul Kagame os esforços que “tem feito por África” e pelo “apoio considerável que tem dado à Guiné-Bissau”.

Umaro Sissoco Embaló, que visitou o Ruanda no ano passado, destacou também que a visita do Presidente Paul Kagame representa um “passo importante e marcante” no reforço da cooperação entre os dois países.

O chefe de Estado do Ruanda chegou a Bissau ao final da manhã, tendo seguido para a fortaleza da Amura, onde depositou uma coroa de flores no mausoléu de Amílcar Cabral.

Os dois países assinaram também acordos de cooperação no setor do comércio e de isenção de vistos.

Antes de deixar a Guiné-Bissau, o Presidente do Ruanda participa num jantar oficial na Presidência guineense.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público