quarta-feira, 10 de maio de 2023

Partido do PM consegue primeira posição no boletim de voto

A Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), liderada pelo primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, ficou em primeira posição no boletim de voto para as legislativas, segundo o sorteio hoje realizado na Comissão Nacional de Eleições.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) realizou hoje o sorteio da posição no boletim de voto dos partidos cujas candidaturas para as legislativas de 04 de junho foram aprovadas pelo Supremo Tribunal de Justiça e que foram também hoje divulgadas.

A APU-PDGB faz parte da coligação no Governo na Guiné-Bissau e nas anteriores legislativas, realizadas em março de 2019, obteve cinco deputados.

A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranca, que inclui o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das anteriores legislativas, mas que não está no Governo, ficou em sexta posição no boletim de voto.

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), segundo partido mais votado nas legislativas de 2019 e que faz parte do atual Governo, ficou na sétima posição no boletim de voto.

O Partido de Renovação Social (PRS), terceira força mais votada nas anteriores legislativas e que também faz parte do Governo, ficou na posição 20 no boletim de voto.

O Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), liderado por atual ministro da Agricultura, Botche Candé, que nas anteriores legislativas foi eleito deputado pelo PRS, obteve a nona posição no boletim de voto.

Os partidos políticos vão agora ainda escolher um modelo para os boletins de voto, que serão impressos em Portugal.

A CNE procedeu hoje também ao sorteio do tempo de antena.

O Supremo Tribunal de Justiça, que divulgou hoje as listas definitivas dos candidatos às legislativas de 04 de junho, aprovou as candidaturas de 20 partidos, duas coligações e rejeitou as candidaturas de dois partidos políticos.

A campanha eleitoral para as eleições tem início no sábado e termina em 02 de junho.
Lusa, 10/05/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público