quarta-feira, 3 de maio de 2023

PR da Guiné-Bissau assegura “diligências” para suprir défice orçamental para legislativas

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, assegurou hoje que estão em curso diligências para suprir o défice orçamental para as eleições legislativas de 04 de junho, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.

O “Presidente da República assegurou que as diligências estão em curso para se suprir, em tempo útil, o ‘gap’ financeiro registado no orçamental geral das eleições legislativas agendadas para 04 de junho”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros divulgado à imprensa.

Fontes ligadas ao processo eleitoral admitiram na semana passada que a Guiné-Bissau precisa de 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,2 milhões de euros) para viabilizar as eleições legislativas e aguarda que a comunidade internacional mobilize aquele valor.

O Programa das Nações Unidas de Apoio ao Desenvolvimento (PNUD) e o Governo da Guiné-Bissau assinaram em março o Projeto de Apoio ao Ciclos Eleitorais, para o período entre 2023 e 2025, no valor de 5,3 milhões de euros.

As eleições legislativas da Guiné-Bissau estão orçadas em 7,9 mil milhões de francos cfa (cerca de 12 milhões de euros), segundo o ministro das Finanças guineense, Ilídio Té.

O ministro assegurou terça-feira que as eleições vão realizar-se a 04 de junho e que a falta de algum financiamento “não é uma preocupação”.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, avisou na segunda-feira que não vai marcar outra data para a realização das eleições legislativas, que estiveram inicialmente previstas para dezembro de 2022.

Duas coligações e 22 partidos entregaram no Supremo Tribunal de Justiça candidaturas às eleições legislativas de 04 de junho na Guiné-Bissau, cuja campanha eleitoral deverá decorrer entre 13 de maio e 02 de junho.

O Supremo Tribunal de Justiça deverá divulgar as listas definitivas das candidaturas esta semana.
Lusa, 04/05/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público