terça-feira, 2 de maio de 2023

Ministério das Finanças avisa que materiais com "valor comercial" devem ser desalfandegados.

O Ministério das Finanças da Guiné-Bissau revelou que “tem-se assistido, nos últimos tempos, um elevado fluxo de entrada de viaturas, motorizadas e outros materiais, com valor comercial, destinados à campanha eleitoral” e que “em maior parte dos casos sem pagamento das respetivas taxas e impostos”.

A advertência consta no Despacho n⁰ 60/GMF/2023, assinado pelo Ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, com a data de 25 de abril, ao qual a Rádio Capital teve acesso.

“Nos termos do artigo 45º da Lei n. 2/91, de 09 de Maio, relativa ao Regime Geral de Isenções, conjugado com o artigo n.º 26 alínea d) da Lei Quadro de Partidos Políticos, beneficiam de isenções aduaneiras apenas os materiais e equipamentos destinados à primeira instalação dos partidos políticos”, escreve o Ministro das Finanças no seu Despacho.

Perante os expostos, o Ministro determinou que “os meios rolantes, materiais e equipamentos com valor comercial, importados ou adquiridos no território nacional, destinados às campanhas eleitorais devem ser integralmente desalfandegados”.

“Não são objeto de desalfandegamento os materiais sem valor comercial (camisolas, cartazes e outros objetos de propaganda politica)”, citou.

De acordo com o despacho, “o incumprimento por parte dos partidos políticos das disposições constante do presente Despacho são objeto de penalidades nos termos da lei”.
CFM - 02.05.2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público