terça-feira, 13 de junho de 2023

PR felicita Forças Armadas pelo seu “comportamento exemplar” durante eleições

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, felicitou hoje as Forças Armadas pelo seu “comportamento exemplar” para que as eleições legislativas tenham decorrido de forma pacífica, ordeira e transparente.

Falando numa parada de militares no Estado-Maior General das Forças Armadas em Bissau, Sissoco Embaló disse ter-se deslocado à fortaleza de Amura para aí agradecer, simbolicamente, o comportamento das forças de defesa e segurança.

O Presidente guineense disse ter recebido felicitações da comunidade internacional pelo “distanciamento das Forças Armadas nas eleições” do passado dia 04 deste mês e afirmou que aquela atitude demonstra “o comportamento republicano” dos militares.

Umaro Sissoco Embaló defendeu que o comportamento das Forças Armadas ajudou a que a Guiné-Bissau tenha organizado “as eleições mais exemplares da sua história” que, disse, decorreram de forma "pacífica, ordeira e transparente”.

O chefe de Estado afirmou que gostaria de percorrer todas as unidades militares e paramilitares onde esteve antes das eleições para exortar sobre a neutralidade política das Forças Armadas, mas que a sua agenda não o permite.

Aquela diligência será executada pelo chefe das Forças Armadas, general Biague Na Ntan, disse.

Em relação ao futuro do país, observou que existe um vencedor das eleições e que irá formar Governo, que vai trabalhar "sob a orientação do Presidente da República”, frisou Sissoco Embaló.

“O novo Governo tem de saber que as Forças Armadas precisam de mais atenção e apoio”, enfatizou.

A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) - Terra Ranka, liderada por Domingos Simões Pereira, também presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as legislativas de 04 de junho com 54 dos 102 deputados ao parlamento, conquistando a maioria absoluta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público