sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

NUNO GOME NABIAN DEMITIU-SE DAS FUNÇÕES DE CONSELHEIRO ESPECIAL DO PR

O antigo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, demitiu-se da sua função de Conselheiro especial do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, justificando a sua decisão por falta de abertura ao diálogo político por parte do Chefe de Estado guineense, de formas a criar as condições para uma governação pacífica e estável do país.

Através de uma missiva carta enviada ao Chefe do Estado Umaro Sissoco Embaló, com a data de 16 de fevereiro, o também presidente da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) justifica a decisão por o chefe de Estado não se mostrar aberto ao diálogo político capaz de contribuir para a criação de condições para uma governação pacífica e estável do país, assim como os desafios políticos presentes e futuros, após a dissolução da Assembleia Nacional Popular e a necessidade de marcação das próximas eleições legislativas antecipadas de acordo com os preceitos constitucionais.
Nabian acusou o Presidente da República de constantes “interferências no funcionamento das instituições democráticas nacionais”, nomeadamente nos outros órgãos de soberania, o Parlamento, o governo, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, a Procuradoria geral da República, os partidos políticos assim como a tentativa de “sequestrar e politizar” as forças de segurança do país, apenas para cobrir os seus interesses eleitorais, agindo como “senhor absoluto” num país do estado de direito democrático.

O ex- primeiro-ministro argumenta ainda na carta que Umaro Sissoco Embaló tem assumido discursos de intimidação e de ofensa moral pública (palavrões), as reiteradas violações dos direitos humanos cometidas pelas forças palacianas contra as populações sem direito de reivindicações.
“Factos estes, entre outros, que não coadunam com a minha personalidade e o modo de fazer política ao serviço do povo da Guiné-Bissau” concluiu Nuno Gomes Nabian.

“Assim sendo e no âmbito das minhas responsabilidades políticas enquanto Presidente de APU-PDGB, perante o nosso eleitorado e o povo guineense em geral, cheguei à conclusão de que já não existem condições morais e políticas para desempenhar as funções do Conselheiro especial do Presidente da República e tomei a liberdade de, através desta missiva, apresentar a minha renúncia pessoal ao referido cargo” lê-se na carta.
Fonte: Jornal O Democrata 









Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público