terça-feira, 26 de junho de 2012


ONU promove formação para jornalistas sobre diálogo e paz na Guine-Bissau 


O gabinete integrado das Nações Unidas para consolidação da paz na Guiné-Bissau (Uniogbis) está a promover um seminário para 35 jornalistas do sexo feminino sobre a importância do diálogo e promoção da paz no país. 
    
De acordo com Vladimir Monteiro, responsável da informação da Uniogbis, a formação das jornalistas "é muito importante" tendo em conta o papel da mulher na sociedade guineense e sobretudo das jornalistas.       

"O reforço do diálogo e do papel do jornalista é muito importante sobretudo no contexto actual da Guiné-Bissau", defendeu Vladimir Monteiro, lembrando outras acções do género já realizadas pelo Uniogbis.    

Pretende-se capacitar as jornalistas de diferentes órgãos privados e públicos guineenses em matérias como noções de paz, participação, diálogo, imparcialidade na perspectiva das Nações Unidas, ou paridade dentro da realidade guineense, bem como facultar-lhes conhecimentos sobre instrumentos nacionais e internacionais.     

O encontro, que decorre na cúria diocesana de Bissau, começou hoje (terça –feira) e termina na quinta-feira.

Por outro lado, O gabinete anti-narcotráfico da ONU (UNODC) está "preocupado" com o golpe de Estado de 12 de abril na Guiné-Bissau e a tentar determinar o impacto no tráfico de droga no país, disse hoje o diretor do organismo.
"A UNODC pode apenas lamentar que isto tenha acontecido porque a Guiné-Bissau é um dos mais problemáticos países da África Ocidental em termos de abertura das suas fronteiras a abastecimento de drogas ilícito da América do Sul para a África Ocidental e também União Europeia", afirmou o diretor do organismo, Yuri Fedotov.
"Politicamente falando, (o golpe de Estado) é um evento preocupante, um motivo de preocupação que só pode prejudicar a situação", adiantou.
Fedotov afirma ser "cedo" para perceber com precisão se o tráfico aumentou após o golpe militar, cujos protagonistas incluem oficiais acusados pelo governo de ligação ao narcotráfico internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público