quinta-feira, 5 de julho de 2012


O Governo Espanhol dará ajudas de 335 mil euros/mês a navios que pescavam na Guiné-Bissau
OJE/Lusa
O Governo espanhol aprovou a concessão de ajudas de 335 mil euros por mês para armadores e tripulantes de 11 navios obrigados a interromper a sua atividade depois do fim do acordo pesqueiro da UE com a Guiné-Bissau.

Fontes do Ministério da Agricultura, Alimentação e Ambiente explicaram que os armadores receberão 290 mil euros por mês e os tripulantes 45 mil euros mensais pelo fim do acordo.
As ajudas destinam-se a compensar a suspensão do convénio de pesca que existia entre a UE e a Guiné-Bissau e que deixou os navios sem outra zona alternativa de faina. Os navios beneficiados são arrastões congeladores, dedicados à pesca do camarão, lulas e polvo.

Ainda que a suspensão do convénio afete cerca de 40 navios, os apoios serão concedidos apenas aos que não têm, atualmente, outra alternativa para trabalhar.

Em comunicado, o Ministério espanhol relembra que o acordo com a Guiné-Bissau estava prestes a caducar e a ser renovado mas que, devido à situação política no país, depois do golpe de Estado, era "impossível garantir a segurança" dos navios e dos tripulantes nas águas da região.

Por isso, explica, a UE decidiu parar o processo de aprovação do novo protocolo.

As ajudas serão distribuídas com base nos critérios do Fundo Europeu de Pesca (FEP).

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público