segunda-feira, 23 de julho de 2012


PONTO DI MIRA: Quem trama outro, um dia tambem chora.

Samba Bari
Licenciado em Relacoes Internacionais - Lisboa
Eu acredito que o guineense não é incompetente, a ponto de ser confundido que a Guiné-Bissau já é uma república falhada. Porque super-homem ainda não existiu entres nós, para nos deixar a prova de ser insubstituivel no desempenho de qualquer que seja o trabalho compatível com a vida humana.

Nascemos para viver, e no decurso dessa vida servirmos de algo que chega a demonstrar o sinal da nossa existência e consequentemente fazer dessa própria vida, da coisa mais interessante.

Mas como somos todos diferentes, no que respeita a forma de pensar e de agir... Por além dos considerados bons, existem aqueles cujos corações vão sempre em contraposição do que rege a lei social. Porque têm uns modos de pensar e de agir, que promovem ideias chocantes que fazem uma sociedade revoltada durante muitos anos.
                   
Infelizmente é o nosso caso... O caso da Guiné-Bissau... Que depois de tudo ter começado com um arranque agradável, nos primórdios da luta armada, com a unidade nacional, sedo se começou as falhas que sustentaram o sistema que hoje nos fez de um povo com a história que temos.

Mas, a cada dia que um ser humano se levanta de um sono, a esperança de um bom futuro lhe bate na cara, revertendo nele a sanidade mental e espiritual de um ser importante de lutar com fé e convecção na vitoria.

Ainda bem que é assim... Porque:
Quem perde com o que deve fazer, deambula com passos incertos, num meio apetrechado de oportunistas em luta constante, para não desperdiçar de algo oportuno...
Quem entra em desespero, perde com o rumo da sua personalidade em detrimento de uma consequente morte lenta ou suicídio.
Quem está doente, nunca deve desistir de lutar pela saúde, porque adoecer não é sinonimo de estar vedado de ter mais saúde.

E nós guineenses... Na verdade estamos doentes e assistidos com sabor amargo... Contudo, não devemos perder com o que devemos fazer, nem entrar em desespero, muito menos desistir na luta contra a maldade que invade a nossa saúde.

Uma luta, não com armas na mão, nem com socos no rosto, mas uma luta que deve ser promovida de forma paciente e ponderada, de formas que possamos banir paulatinamente a endemia de ódio e de vingança que se radicou na Guiné-Bissau.

Durante os anos que passaram e das histórias que vivemos... Adquirimos uma vasta experiencia de que afinal matar para se promover, ou matar para se proteger, ou matar para se vingar não resulta nem resolve...
Simplesmente é um comportamento anti-social e arrepiante usado, mas que nunca foi e nem será uma solução. Aliás todos os que andaram a fazer mal acabaram mal... Porque a final, quem faz mal o mal lhe acontece.

Meus irmãos... Não tenhamos dúvidas que:
Não há nenhum assassinato que encobre a descoberta da verdade de um outro assassinato anterior.
Não há nenhum assassinato promotor de alguém num lugar, que não transforma esse alguém num assassino contínuo em busca de proteção e permanência nesse mesmo lugar.
Não há nenhum assassinato destinado a vingar-se de  assassinato anterior, que não semeia mais outro espirito de vingança que tarde ou cedo venha a acontecer.

Se tudo isso são realidades naturais e inalteráveis... Vale a pena deixarmos de matar ou mandar matar... Porque a final, com as matanças... Nunca sentimos e nem sentiremos confortáveis e tranquilos.

Eu acho que já fomos duros e violentos demais durante muitos anos... Mas que até hoje vivemos inseguros, com medo e injustiçados.
Porque não adotarmos agora métodos mais passivos e civilizados de resolver as coisas???

Eu acho que já perdemos muitas pessoas, que as ganancias do poder lhes fizeram de vítima... Mas que até hoje os lugares se sucedem por golpes e assassinatos.
Porque não usarmos os métodos democráticos e respeitar o direito a vida???

Meus irmãos e caros compatriotas... Por favor...
Guiné-Bissau é a nossa pátria.. E a democracia que temos se ainda é considerada uma piada, uma fachada, uma falácia ou uma mentira. Cabe a todos nós a implanta-la verdadeiramente… Porque ainda não perdemos oportunidade de encontrar esse caminho. Embora ele está longe, estreito, escondido e discreto, mas existe esse caminho.

Neste momento, estamos no limiar da tolerância perante o mundo inteiro... Significando isso que, cada fracasso da nossa parte, pressupõe mais um capítulo de retrocesso. De formas que, só temos que empenhar unidos, na base de uma amizade, valentia e perseverança.

Vamo-nos entender e poupar as nossas vidas... Sem o barrulho das armas  erguer a nossa Republica com o poder da democracia, para podermos saborear a nossa convivência só com o barrulho da boca... Porque ja temos a certeza de que, "quem trama outro um dia tambem chora

Samba Bari

4 comentários:

  1. Arnaldo Djú , Portugal23 de julho de 2012 às 18:47

    Ola nha ermon fidju di tchon Samba Bari,li com toda atenção o teu brilhante artigo sobre a nossa Guiné-Bissau e fiquei comovido ao mesmo tempo com vontade de chorar,mas não chorei porque achei que não valia a pena gastar as minhas lágrimas ou seja já chorei muito por causa da nossa Guiné,por exemplo a guerra de 07 de Junho eu vivi-a durante 11 anos perdi amigos/as,conhecidos/as,famílias e fartei me de chorar inclusive estive na maldita manha no CIFAP quem não lembra deste triste episódio de guerra? e eu tive sorte de sair vivo neste centro,mas falando propriamente do teu artigo é muito pertinente para que os Guineenses pensem o que querem para a Guiné-Bissau? e que respeitem a vida humana, faz me confusão acreditar nestes episódios todos(GUERRA, ASSASSINATOS OU ESPANCAMENTOS) e sem que haja nenhum culpado ou melhor nenhum condenado por estes crimes acima mencionados.
    O pior disto tudo é que todos nós(Guineenses)sabemos ou conhecemos os NOMES destes criminosos na nossa praça Bissau_Guineenses e eles continuam a passear livremente com grandes carros e com grandes casas como se nada tivesse feito.
    Mas uma coisa te garanto nha ermon fidju di tchon Samba Bari,a nossa geração vai ser a pior ou seja já é infelizmente!!!

    NHA MANTENHAS

    ResponderEliminar
  2. Arnaldo Djú , Portugal23 de julho de 2012 às 18:50

    OBSERVAÇÃO: 11 MESES E NÃO 11 ANOS

    ResponderEliminar
  3. MEUS QUERIDOS COMPATRIOTAS GUINEENSES UM DIA NÃO MUITO DISTANTE A NOSSA PÁTRIA SERÁ LIVRE DESTES TIRANOS E MAFIOSOS,QUE ANDAM A FAZER O QUE BEM LHES DER NA CABEÇA.EM RESPOSTA DO TEU TEXTO EU GOSTEI E AINDA VOU ACRESCENTAR:
    MAS É QUE OS POLÍTICOS DA NOSSA TERRA QUASE TODOS NÃO TÊM MÍNIMO DE CONHECIMENTO DO QUE É SEU DEVER DE DEPUTADO.SE NÃO O QUE ACONTECEU E O QUE ESTA ACONTECER NAQUELA TERRA JÁ TINHA ACABADO A MUITO TEMPO.PORQUE NA GUINÉ QUANDO UMA PESSOA TEM IDEIAS DIFERENTES DO SEU PRESIDENTE DO PARTIDO ESSA PESSOA É CONSIDERADO UM TRAIDOR,EU PERGUNTO MAS PORQUE? OS QUE VIVEM NA EUROPA ALGUNS SABEM QUE NÃO É ASSIM PORQUE DENTRO DE UM PARTIDO PODE TER OPOSITOR QUE CADA UM DEFENDE AS SUA IDEIAS QUE ACHAR CORRETAS.DANDO UMA NO SEU PONTO DE VISTA "ARNALDO DAS MORTES" ISSO É BEM VERDADE PORQUE ISSO ESTA NA VISTA DE TODOS QUEM SÃO OS MANDANTES DOS ASSASSINATOS E OS QUE EXECUTAM OS CRIMES.EU PERGUNTO PORQUE AS AUTORIDADES JUDICIAIS NÃO OS LEVA PERANTE A JUSTIÇA?SÓ NÓS OS GUINEENSES QUE PODEMOS ACABAR COM O NOSSO SOFRIMENTO E TIRAR A NOSSA PÁTRIA NUM ESTADO QUE ESTA A BEIRA DE ESTADO FALHADO.PORQUE EU ACREDITO QUE A MINHA PÁTRIA TEM GRANDES HOMENS PARA POR A REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU DE CABEÇA LEVANTADA PERANTE A COMUNIDADE INTERNACIONAL.

    ResponderEliminar
  4. OBRIGADO ERMÃO PELA INFOMAÇÃO ESTA MUITO ENTRESSANTE MESMO ...SIGUIREMOS COM LUTA UM DIA SEREMOS O GUINE QUE QUEREMOS TODOS

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público