domingo, 12 de agosto de 2012


PONTO DI MIRA: O que é nosso, exige de todos nós
Por: Samba Bari
Queridos leitores e estimados irmãos, acreditem que estou muito grato com todos vocês… Mas permitam-me manifestar de forma especial a alegria para todos os que de forma corajosa e paciente, tiveram a vontade de intervir para dar a sua ideia no questionário bi-semanal proposto.

Seja como for, de uma forma ou de outra, na minha opinião, todos demonstraram o interesse e preocupação com essa pátria chamada Guiné-Bissau... Compreendo que a nossa compreensão e temperamento se difere perante questões delicadas. E nesse caso também não podia ser excepção...
No total, “Rispito” recebeu dezoito intervenientes que de forma curta ou desenvolvida muitos souberam expôr em ribalta os sentimentos de dor e os gritos de sofrimento.
Contudo, peço imensas desculpas de não poder mandar ao público uma boa maioria de ideias e opiniões, pela simples razão de:
*Umas seguirem o ritimo de continuidade das críticas que todos e cada um de nós tem na ponta de língua, em vez de se basear em apontar alternativas ou soluções futuras conforme aqui foi pedido...
*Outros optaram pelo uso de linguagem incoerente, do desabafo, da linguagem ofensiva até insultuosa... O que contraria por completo o pedido que o “Rispito” fez.

Embora se salvaguarda o principio de autonomia privada de cada um de nós, mas também “Rispito” pede a compreensão de que o objectivo desse espaço visa a promoção de reencontro e apagar aquela chama de calor quente que nos impede conviver na divergência, na base amizade e irmandade, na luta que a vida nos impõe, pela mesma causa que é a Guiné-Bissau.

Lembra-se que a questão em causa era: ”Na sua opinião, o que se deve fazer para que a Guiné-Bissau possa encontrar definitivamente o seu rumo certo”?

Compreende-se a complexidade da questão, mas é exactamente por isso é que a mesma exige de todos e de cada um de nós na busca de solução. Porque de certeza ninguém de nós se conforma com o que foi... Do que é... E muito menos para que isso se continue.
Sendo assim, nunca é demais e nunca é fora do tempo... mande a sua ideia que deverá ser valiosa para todos. É simples e fácil... Basta que ponha de lado o seu sentimento nervoso... Distanciar do seu espírito de revolta... E dispensar o seu desabafo baseado só em crítica... Para juntar nessa iniciativa de reflexão profunda e concurso de ideias viáveis que visam a busca de sairmos nesse mal-estar persistente da Guiné-Bissau.

Para terminar, deixo aqui quatro ideias bem resumidas (que podiam ser desenvolvidas) mas que são baseadas so em apontar o que deve ser feita:

1 – Emanuel D'Alva - cidadão Angolano residente no Reino Unido (Manchester) disse:
Apesar de não ser Guineense, penso que uma reforma profunda dos membros do governo, trocando- os pelos jovens formados no estrangeiro, daria, a curto prazo, uma nova dinâmica a Politica e vida social da Guine... Todo o resto, viria por acréscimo... 

2 – Adama Seide – cidadão Guineense residente em Madrid (Espanha) disse:
Para mim, 1º deve-se a uma reforma profunda dos militares, dos políticos, e dos polícias.
Dar oportunidades a camada juvenil,(muito formados com ideias positivas sem posto de trabalho por falsa politica) revisão de estatuto, retorno da democracia no pais,dar valor a justiça para poder terminar com tantos crimes no pais (quem mata que seja julgado e castigado), e .... 

3 – Félix Gomes – cidadão Guineense, residente em Lisboa (Portugal) disse:

Na minha opinião como guineense que sou. Devemos fazer uma justiça cabal, perdoamos todos os culpados  na base de reconciliação dos guineenses.
Essa história é muita antiga. Não é um governo de unidade nacional que pode tirar o país onde está, sem uma justiça ou...
sentarmos-nos numa mesa redonda e falarmos olhos nos olhos, para lavar a roupa suja sem espírito de matar, dar a mão a palmatória, se for necessário, para podermos salvar a nossa Pátria amada em nome do Povo.

4 - Um cidadão Guineense residente no Tokyo (Japão) que ainda não quer ser identificado disse:

Para mim, temos que decidir numa verdade séria,.. Começando antes de mais, em dar a nova dinâmica (os jovens) o poder do futuro destino. Com aposta continua na competência... Reformar não só o sector da defesa e segurança, como também os políticos e a politica do país, que está cheio de caducidades e vícios não congratuláveis.
Dar a justiça uma atenção especial e credibiliza-la... De certeza isso dará por cobro aos  hábitos de matar pessoas com medo de ter adversarios, em defesa do lugar no poder.
Isso não bastará para a solução cabal, mas acredito que daremos um bom arranque rumo ao fim das contendas para estabilizar o país.

Meus irmãos, como não ganhamos com a política de terra queimada, nem rancores de mal por mal... Só nos resulta juntar ideias que visa resgatar o país e a nós mesmos com os embaraços constantes de atraso.

1 comentário:

  1. Resumindo, o geral das ideias aqui expressas, penso que estamos todos de acordo em "REFORMAR" os políticos e os militares mais antigos, e passando o protagonismo para a camada jovem que a Guine tem no seu seio, seria o primeiro passo para a estabilidade dessa terra linda chamada Guiné-Bissau...

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público