segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PR de transição pede a novo PGR esclarecimento cabal de todos os crimes
O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, pediu hoje (27/08/12) ao novo Procurador-Geral da República (PGR), na pessoa de Dr. Abdú Mané, um esclarecimento cabal dos crimes ocorridos no país nos últimos anos, sem olhar para os nomes e nem quem esteja envolvido.
Serifo Nhamadjo falava na posse do novo procurador, Abdú Mané, que substitui Edmundo Mendes, exonerado na semana passada.
"Quero que a Procuradoria assuma a sua responsabilidade, sem ódio, sem pretensão de vingança, mas trazendo todos, sem exceção, à justiça, desde que tenham de prestar contas à justiça", disse Serifo Nhamadjo.

Abdu Mane, Antigo ministro, ex-bastonário da Ordem dos Advogados, e agora o novo PGR guineense ficou mais conhecido nos últimos tempos pelo facto de ser o advogado de familiares e amigos de dirigentes políticos assassinados em 2009, entre os quais o ex-Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

Dirigindo-se ao novo procurador, o Presidente de transição guineense disse que a Guiné-Bissau vive um momento de dificuldades marcado pela impunidade, pelo que o trabalho dos responsáveis da Justiça será crucial para o futuro imediato do país.
"O momento é muito crítico, mas acredito que nos momentos mais difíceis é que se revelam os grandes homens. Tenho a certeza de que com a equipa que irá constituir, com o apoio do governo, com uma boa relação institucional, a sociedade irá aplaudir o seu trabalho", afirmou Nhamadjo sempre dirigindo-se a Abdú Mané.
"Vai enfrentar enormes desafios numa sociedade completamente desorganizada em que prevalece o espírito de querer enriquecer agora e neste momento. Para desafiar este sistema é preciso que o procurador tenha muita coragem, mas para essa luta pode contar com o nosso apoio", destacou ainda o Presidente de transição.
Serifo Nhamadjo pediu ao novo procurador para que tenha em atenção as situações de acusações sem prova, mas também que não olhe aos nomes de pessoas que terá de chamar a prestar esclarecimentos em situações de suspeita de crime.
"Ninguém tem o direito de pensar que aquilo que é um bem público é só dele. Ninguém está acima da lei, ninguém tem o direito de, num contexto democrático, tirar a vida a outra pessoa só por ter uma opinião contrária. Mas também ninguém tem o direito de acusar ninguém sem fundamento", frisou Nhamadjo.
O novo Procurador-Geral prometeu "tudo fazer para cumprir rigorosamente" as suas funções dentro do espírito e letra das leis do país.
"Sopra um vento muito forte na Guiné-Bissau. É o vento da mudança para uma nova atitude das pessoas, um novo rumo para a Guiné-Bissau na base da justiça e responsabilização", defendeu Abdú Mané.


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público